Extrato das páginas 163-166 da tradução de Ramón Ceñal de 1986
Uno de los elementos del cuidado es, como sabemos, el ser adelantándose a sí mismo, la anticipación. Este movimiento no es posible, sino porque el Dasein tiene, de manera general, la capacidad de "referirse a", de "dirigirse hacia" posibilidades (Sich auf sich zukommen lassen; SZ 325).
En esta capacidad de "referirse a" (zukommen, de donde Zu-kunft [futuro]) es menester ver el fenómeno original del porvenir (SZ 325, 336, (…)
Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Waelhens / Adolphe de Waelhens
Waelhens / Adolphe de Waelhens
Alphonse Marie Adolphe de Waelhens (1911-1981)
WAELHENS, A. D. La Philosophie de Martin Heidegger. Lausanne: Éd. de l’Institut supérieur de philosophie, 1942
Matérias
-
Waelhens: Sorge - Zeitlichkeit
31 de maio de 2017, por Cardoso de Castro -
Waelhens (1942:83-86) – estar-lançado [Geworfenheit]
12 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castrodestaque
Na sua forma primitiva, o sentimento da situação originária dá-nos — ou quer-nos dar a entender — que o Dasein é lançado e abandonado na excentricidade de uma existência que lhe foi imposta. Tal é o "estar-lançado" [déréliction] (Geworfenheit des Daseins) [SZ, p. 135]. Há no sentimento deste estar-lançado muito mais do que a constatação de um simples fato: há a insinuação de que este estar-lançado pertence à condição humana enquanto tal: sem estar-lançado no mundo, não podemos (…) -
Waelhens (1942:80-83) – Befindlichkeit
12 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castrodestaque
O que, segundo Heidegger, está na origem de todos os sentimentos é um estado afetivo que coloca o homem perante o seu Da [SZ, pp. 134, 139, 141, 181], perante a nudez da sua condição original. Este sentimento é verdadeiramente o da nossa situação fundamental, embora esta situação possa permanecer oculta [SZ, pp. 134, 340], possa não ser percepcionada e, em todo o caso, permaneça impenetrável ao conhecimento teórico. O sentimento da situação originária exprime afetivamente — e não (…) -
Waelhens (1942:110-117) – La modalité inauthentique de l’existence
28 de dezembro de 2008, por Cardoso de Castrodestaque
[…] Vamos agora proceder formalmente ao estudo da existência inautêntica. Mais especificamente, o objetivo do nosso exame será mostrar como os elementos constitutivos da estrutura indiferenciada do Dasein enumerados no capítulo anterior são especificados na ordem da inautenticidade. Em suma, responderemos, em princípio de forma descritiva, às seguintes questões: qual é o sentimento da situação (Befindlichkeit) na ordem da inautenticidade? O que acontece à interpretação (Verstehen) (…)