Übermensch

Übermensch, Surhomme, super-homem, além-do-homem, Super-man, superhombre, overman

Sub-humanidade e super-humanidade são o mesmo. Pertencem uma à outra, da mesma maneira que, no animal rationale da metafísica, o “sub” da animalidade e o “super” da ratio estão insoluvelmente acoplados numa correspondência. Deve-se pensar aqui sub e super-humanidade metafisicamente e não como valores morais. (GA7CFS:80)


VIDE: Übermensch

NT: le Sur-homme, der Über-Mensch, celui qui va au-delà, au sens du prologue de Zarathoustra:

« Ich liebe die Untergehenden, denn sie sind die Hinübergehenden ». « J’aime les périssants, car ils sont les per-issants » (les per-ientes, ceux qui vont au-delà de ce qui est passé).

Ainsi, nous voilà loin de toute idée de «surhomme», de Superman, chère aussi bien aux cinéastes américains qu’aux nazis totalitaires, ainsi que, comme contrepoids et repoussoir, à leurs vertueux adversaires chrétiens, communistes et humanitaires. (GA5)


NT: Em virtude de todas as implicações indesejáveis da tradução de Übermensch por super-homem, sigo a opção já usual em português e opto por traduzir o termo nietzschiano por “além-do-homem”. No entanto, é preciso afastar, de início, uma possível incompreensão. O “além” que consta na expressão não designa o fato de o Übermensch estar em uma posição ulterior em relação ao homem: o além-do-homem não é um novo tipo biológico de homem que surgirá depois da exacerbação máxima do niilismo. Ao contrário, esse “além” descreve uma nova relação do homem com a transcendência. É exatamente isso que Heidegger nos diz de alguma forma logo a seguir. (Casanova; GA6MAC:167)