Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Malpas / Jeff Malpas
Malpas / Jeff Malpas
JEFFREY MALPAS
Obra na Internet: Internet Archive; Library Genesis
- MALPAS, J. Place and experience: a philosophical topography. Cambridge ; New York: Cambridge University Press, 1999.
- MALPAS, Jeffrey. E. Heidegger’s topology: being, place, world. Cambridge (Mass.): MIT Press, 2006.
- MALPAS, J. E. Heidegger and the thinking of place: explorations in the topology of being. Cambridge (Mass.): MIT press, 2012.
Matérias
-
Malpas (2006:3-6) – ser e lugar
6 de janeiro, por Cardoso de Castro
destaque
Grande parte do meu argumento poderia ser colocado em termos da ideia de que a questão do ser está de fato subjacente a uma "questão mais radical" — nomeadamente, a questão do lugar — de modo que, na terminologia de van Buren, ser há que se entender como, poder-se-ia dizer, um "efeito" de lugar. Em rigor, porém, preferiria dizer que ser e lugar estão indissociavelmente ligados de uma forma que não permite que um seja visto apenas como "efeito" do outro, antes ser emerge apenas em (…)
-
Malpas (1999:7-10) – experienciar o lugar
2 de outubro, por Cardoso de Castro
[…] Dentro das tradições fenomenológica e hermenêutica, a ideia da inseparabilidade das pessoas dos lugares que habitam é um tema especialmente importante no trabalho de Martin Heidegger. Embora Ser e Tempo, de Heidegger, forneça uma análise um tanto problemática do papel da espacialidade e, portanto, também do lugar na estrutura da existência humana (ou propriamente do Dasein), ainda assim a concepção fundamental de Heidegger da existência humana como “ser-no-mundo” implica a (…)
-
Malpas (2006:67-68, 77-78) – ser-em
2 de outubro, por Cardoso de Castro
Ser e Tempo [SZ] contém muitos elementos da análise preliminar que já encontramos em seu pensamento anterior. Ele começa com a questão do ser, mas rapidamente passa a demonstrar a maneira pela qual essa questão já está implicada com a questão do ser daquele modo de ser que é o ser-aí e com o caráter de seu ser como ser-no-mundo. De uma perspectiva topológica, é notável, no entanto, que a análise substantiva da divisão I de Ser e Tempo comece com o problema de como entender a noção de (…)
-
Malpas (2012:1-4) – topologia filosófica
2 de outubro, por Cardoso de Castro
A ideia de lugar — de topos — perpassa o pensamento de Martin Heidegger quase desde o início. Embora nem sempre seja tematizada diretamente — às vezes aparentemente obscurecida, até mesmo deslocada, por outros conceitos — e expressa por meio de muitos termos diferentes (Ort, Ortschaft, Stätte, Gegend, Dasein, Lichtung, Ereignis), é impossível pensar com Heidegger a menos que nos sintonizemos com a própria sintonia de Heidegger com o lugar. Isso é algo que pode ser observado não apenas no (…)
-
Malpas (2006:40-42) – situação
2 de outubro, por Cardoso de Castro
Em um ensaio agora famoso, escrito para o aniversário de oitenta anos de Heidegger, Hannah Arendt chama a atenção para o modo como, em seu ensino no início da década de 1920, Heidegger ofereceu uma concepção revitalizada da filosofia e da prática filosófica, que enfatizava a ideia da filosofia como conectada aos problemas da “vida”. Isso não implicava a promessa de alguma forma de “Lebensphilosophie”, mas sim a articulação de uma ideia de filosofia, bem como de um modo de filosofar, que via (…)