Heidegger, fenomenologia, hermenêutica, existência

Dasein descerra sua estrutura fundamental, ser-em-o-mundo, como uma clareira do AÍ, EM QUE coisas e outros comparecem, COM QUE são compreendidos, DE QUE são constituidos.

Página inicial > Fenomenologia > Kierkegaard: significado da vida

Kierkegaard: significado da vida

segunda-feira 16 de março de 2020

tradução do espanhol

Que significado tem, em geral, esta vida? Se dividirmos os homens em dois grandes grupos, podemos afirmar que um trabalha para viver e que o outro não necessita disto. Mas isto de trabalhar para viver não pode ser de modo algum o significado da vida; pois, sem dúvida, é uma contradição que um problema de tal significado, assim condicionado, seja resolvido com a constante produção das mesmas condições. Por outro lado, a vida de quem não trabalha não tem tampouco nenhum significado, se não é o de aniquilar as condições. Se fosse afirmado que o sentido da vida é morrer, novamente tropeçaríamos com uma contradição.

Darío Gonzáles

¿Qué significado tiene, en general, esta vida? Si dividimos a los hombres en dos grandes grupos, podemos afirmar que el uno trabaja para vivir y que el otro no tiene necesidad de ello. Pero eso de trabajar para vivir no puede ser en modo alguno el significado de la vida; pues, indudablemente, es una contradicción que un problema de tal significado, así condicionado, se resuelva con la constante producción de las mismas condiciones. Por su parte, la vida de los que no trabajan tampoco tiene en general ningún significado, si no es el de aniquilar las condiciones. Si se afirmara que el sentido de la vida está en morirse, nuevamente nos tropezaríamos con una contradicción. (DIAPSÁLMATA - AD SE IPSUM, §55)


Ver online : KIERKEGAARD OBRAS