Página inicial > Palavras-chave > Index Textes > GA38 / GA 38 / GA38EN / GA38ES / GA38PT
GA38 / GA 38 / GA38EN / GA38ES / GA38PT
Logik als die Frage nach dem Wesen der Sprache (SS 1934) [1998] — LÓGICA - A pergunta pela essência da linguagem
Incluídas na edição integral das obras de Heidegger (Gesamtausgabe, tomo 38), as lições de Lógica vieram dar-nos a conhecer um momento de confrontação deste filósofo com a Lógica aristotélica e a sua tentativa de encontrar a linguagem originária na qual seja possível dizer o ser, agora já não pensado como "presença", mas como acontecer histórico-temporal. (Irene Borges-Duarte )
- EINLEITUNG - Aufbau, Herkunft, Bedeutung und notwendige Erschütterung der Logik
- ERSTER TEIL - DIE FRAGE NACH DEM WESEN DER SPRACHE ALS GRUND- UND LEITFRAGE ALLER LOGIK
- ZWEITER TEIL - DIE URSPRÜNGLICHE ZEIT ALS DER BODEN ALLER BISHERIGEN FRAGEN UND DIE WIEDERAUFNAHME DER FRAGEREIHE IN UMGEKEHRTER RICHTUNG
Matérias
-
GA38:149-150 – estar afinado pela tonalidade afetiva
19 de março, por Cardoso de Castro
Pacheco & Quadrado
Nós somos determinados, isto é, afinados por uma tonalidade afectiva em cada momento. Por muito que os puros encargo e missão tenham a sua determinação no trabalho e só nele, e tal como o trabalho se estende do ter sido para o futuro, assim uma tonalidade afectiva fundamental [Grundstimmung] domina a totalidade do encargo, da missão e do trabalho. O caracter de terminado [Bestimmtheit] está, em cada caso, carregado de um estado afectivo [Gestimmtheit] e de uma (…)
-
GA38:33-34 – Quem somos nós mesmos?
23 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Pacheco & Quadrado
O nós, o vós, o tu, o eu são aquilo por que se pergunta. Por conseguinte, os homens são-nos dados, numa primeira abordagem, como nós e vós, e eu, e tu. [80] À pergunta – como se definem os nós e vós, e eu, e tu poderíamos responder: eles são, diferentemente das plantas, animais, pedras, etc., pessoas e associações de pessoas. Mas o que devemos entender nós sob o título “pessoas”’? Independentemente do tacto de eu, tu, nós e vós não serem inequívocos, nem claros na (…)
-
GA38: Estrutura da Obra
8 de fevereiro de 2017, por Cardoso de Castro
Coordenação Científica da Edição e Tradução Irene Borges-Duarte
Tradução Maria Adelaide Pacheco e Helga Hoock Quadrado
Revisão da Tradução Irene Borges-Duarte
INTRODUÇÃO - Edificação, proveniência, significado e abalo necessário da lógica
§1. A construção interna da lógica
a) Decomposição
b) Composição
c) Estabelecimento de regras
α) A identidade [Selbigkeit] do representado
β) A não-contradição
γ) A ordem do fundamento e da consequência
d) (…)
-
GA38:84-86 – história [Geschichte]
26 de abril de 2021, por Cardoso de Castro
HEIDEGGER, Martin. Lógica – A pergunta pela essência da linguagem. Tr. Maria Adelaide Pacheco e Helga Hoock Quadrado. Lisboa: Fundação Calouste Culbenkian, 2008, p. 144-147
Pacheco & Quadrado
Por isso, entrar na história não quer simplesmente dizer que algo passado, simplesmente por ter passado, é incluído no passado. É, aliás, questionável se o entrar na história significa sempre ser como que enviado para o passado. Quando um povo a-histórico entra na história, com “história” não (…)