Entwurzelung

Entwurzelung, desenraizamento, uprooting, éracionation, desarraigo

O falatório que fecha no modo que foi caracterizado é o modo-de-ser do desenraizado entendimento-do-Dasein. Contudo, ele não ocorre como estado subsistente em um subsistente, mas, por ser ele mesmo existenciariamente desenraizado, ele é em si mesmo no modo do constante desenraizamento. Isto significa (477) ontologicamente: o Dasein, que se mantém no falatório como ser-no-mundo, tem cortadas as primárias, originárias-e-genuínas relações-de-ser com o mundo, com o Dasein-com, com o ser-em ele mesmo. Mantém-se em suspenso e, não obstante, está sempre junto ao “mundo”, com os outros e em relação consigo mesmo. Só um ente cuja abertura é constituída pelo discurso do encontrar-se-que-entende, a saber, que nessa constituição ontológica é seu “aí”, é o “em-o-mundo”, tem a possibilidade de ser tal desenraizamento, o qual não constitui um não-ser do Dasein e sim, ao contrário, é sua mais cotidiana e mais tenaz “realidade”. (SZ:170; STCastilho:477, 479)


O fundamento mais íntimo do desenraizamento histórico é um fundamento essencial, que se funda na essência do seer: o fato de o seer se subtrair ao ente e, aí, deixá-lo aparecer como “sendo” e, até mesmo, como “sendo mais”.

Como essa decadência da verdade do seer é levada a termo antes de tudo sob a figura mais palpável possível da mediação da verdade, no conhecimento e no saber, é preciso inversamente, caso o desenraizamento deva ser superado, ganhar o domínio a partir de um novo enraizamento, aqui o saber autêntico e, em verdade, o saber do próprio seer. E nesse caso, por sua vez, é preciso conhecer fundamentalmente, isto é, inquirir de início o elemento primeiro, justamente aquela essência do seer, o abandono do seer. (GA65MAC:§56)


VIDE: Verwurzelung; (HyperHeidegger->http://hyperlexikon.hyperlogos.info/modules/lexikon/entry.php?entryID=2915)


VIDE: (Entwurzelung->http://hyperlexikon.hyperlogos.info/modules/lexikon/search.php?option=1&term=Entwurzelung)

déracinement
uprooting

NT: Uprooting (Entwurzelung), of historicity by transmission, 21-22, 170, 173, 177, 196, 222. See also Ground; Rootedness (BT)