Diretivas bioéticas para enfrentamento da pandemia

As diretivas do Royal College of Physicians, segundo a dimensão ética da abordagem e do enfrentamento da pandemia, usam uma terminologia bioética ainda em construção e não de todo compreendida em toda sua dimensão. Todavia, talvez o mais questionável, é seu tom de preocupação com a autodefesa a posteriori dos processos decisórios em ocorrência e especialmente de isenção de todos os envolvidos desde que cumpram as diretivas. Uma lástima que ainda se tenha este tipo de consideração em Bioética, como pode ser deduzir dos valores abaixos, defendidos nas diretivas.

nossa tradução

Responsabilidade – São necessárias medidas para garantir que a tomada de decisão ética seja sustentada durante a crise, idealmente em nível nacional.

Inclusividade – As decisões devem ser tomadas com as partes interessadas e seus pontos de vista em mente.

Transparência – As decisões devem ser publicamente defensáveis.

Razoabilidade – As decisões devem ser baseadas em evidências, princípios e valores que as partes interessadas possam concordar que sejam relevantes para as necessidades de saúde, e essas decisões devem ser tomadas por funcionários credíveis e responsáveis.

Responsividade – A flexibilidade em uma pandemia é fundamental. Deveria haver oportunidades para revisitar e revisar decisões à medida que novas informações surgirem durante a crise, bem como mecanismos para lidar com disputas e reclamações.

Original

Accountability
Measures are needed to ensure that ethical decision-making is sustained throughout the crisis, ideally nationally.

Inclusivity
Decisions should be taken with stakeholders and their views in mind.

Transparency
Decisions should be publicly defensible.

Reasonableness
Decisions should be based on evidence, principles and values that stakeholders can agree are relevant to health needs, and these decisions should be made by credible and accountable members of staff.

Responsiveness
Flexibility in a pandemic is key. There should be opportunities to revisit and revise decisions as new information emerges throughout the crisis, as well as mechanisms to address disputes and complaints.