User Tools

Site Tools


husserliana:ingarden:1970:3

3 Realidade

INGARDEN, Roman. Über die Verantwortung: Ihre ontologischen Fundamente. Stuttgart: Reclam, 1970.

A condição excepcional do homem e a criação de uma nova realidade

1. Um biólogo eminente sustentou que o homem conquistou a natureza em maior medida que qualquer outra espécie animal e que seu status excepcional entre os seres vivos se baseia precisamente nesse fato, o que suscita a pergunta sobre se o grau inegavelmente superior de domínio do homem sobre a natureza e, por essa mesma razão, sua maior independência do que nela acontece é realmente o que o distingue essencialmente das bestas.

2. Isso talvez fosse verdade somente se a concepção do homem definida como homo faber tivesse de ser empregada como base desse contraste, mas tal concepção não toca no que é essencial para sua humanidade, pois o status excepcional do homem no mundo depende de fato de outra coisa, de modo que o fato de seu domínio sobre a natureza e as bestas é apenas um certo fenômeno que, se não inteiramente derivado, ainda assim não é o mais importante.

3. O homem se distingue das bestas porque, entre outras coisas, não apenas domina a natureza dentro de limites incomparavelmente mais amplos que os alcançáveis pelos animais e até a transforma e adapta às suas necessidades e exigências, mas, mais importante e nisso residindo sua característica essencial, porque cria para si uma realidade inteiramente nova ou, poder-se-ia dizer, uma quase-realidade que, uma vez criada, se torna constituinte significativo do mundo que o rodeia.

4. O homem trabalha a terra e cultiva plantas, ergue casas, constrói estradas e trilhos, regula rios, e ao menos alguns animais, como castores, formigas e cupins, fazem coisas semelhantes a seu modo e em sua escala, embora certamente com grau muito menor de perfeição e universalidade, mas além e acima disso o homem cria objetos como obras de arte, teorias científicas, sistemas metafísicos ou teológicos e linguagens que servem como meios variados de preservar e transmitir a outros o que um dia foi pensado, além de países, instituições públicas como universidades, sistemas jurídicos, dinheiro etc.

5. Assim, ao cultivar e transmitir conhecimento sobre seu próprio passado e sobre o passado das obras criadas por seus predecessores, o homem cria uma realidade histórica, graças à qual a geração atualmente viva se torna a continuação de processos e eventos históricos já realizados.

6. O leitor objetará que tudo isso só é possível porque o homem conseguiu conquistar a natureza e vencer as bestas que um dia continuamente o ameaçavam, devendo portanto esse fato ser considerado decisivo e essencial para o homem, ao que se responde que sem dúvida esse fato ao menos facilitou a criatividade humana na direção indicada, mas não parece tão certo que a tenha tornado inteiramente possível.

7. Poder-se-ia perguntar inversamente se não foi o fato de o homem ter criado certos objetos que antes não existiam no mundo que tornou possível, ou ao menos facilitou, a conquista da natureza e a luta com as bestas, pois com que o homem venceu os animais, certamente não simplesmente com a força de seus membros mas com o auxílio de ferramentas, sendo a invenção de ferramentas em todo caso fator decisivo na batalha entre o homem e as feras.

8. Essas ferramentas eram a princípio apenas certas coisas encontradas prontas pelo homem, mas, tendo sido usadas para realizar tarefas específicas, essas coisas se tornaram algo inteiramente novo por essa própria função, algo que não estivera presente na natureza antes do homem, e mais tarde se tornaram objetos produzidos deliberadamente por ele para com seu auxílio atingir estados de coisas que julgava vantajosos.

9. Também essas ferramentas fabricadas constituem apenas um caso especial entre os produtos do trabalho humano em geral, sobretudo porque o homem foi capaz de inventar máquinas-mestras capazes de produzir outras máquinas e ferramentas com precisão muito maior que a jamais alcançável pelo trabalho de suas mãos, mas o fato interessante e essencial é precisamente que o homem não se contentou com a invenção de ferramentas para o único propósito de seu funcionamento puramente biológico, mas já durante os tempos pré-históricos começou a criar vários objetos que do ponto de vista físico-biológico tinham pouca ou nenhuma utilidade e no entanto lhe eram necessários e a sua vida mental, objetos que representavam não apenas a manifestação da descarga de certas de suas energias espirituais mas ao mesmo tempo enriqueciam enormemente o mundo em que vive.

10. Já encontramos as primeiras obras de pintura nas paredes das cavernas que o homem outrora habitou, obras que nos dizem muito sobre o bom gosto e as necessidades artísticas vitais de seus criadores, e não é de significância primordial se esses produtos da atividade humana são todos reais no mesmo sentido que o mundo da natureza que nos rodeia.

11. Pode muito bem ser que se possam apresentar argumentos em favor de reconhecer obras de arte, por exemplo, ou objetos estéticos, como reais num sentido diferente do de, por exemplo, o edifício, o museu, em que estão abrigadas, e pode ser que alguns estudiosos não concordem em atribuir realidade a obras de arte ou, tomando exemplo de outro domínio, a um tipo de objeto como o Estado polonês ou a Universidade Jaguelônica, nem mesmo metaforicamente.

12. São questões demasiado difíceis e complicadas para discutir ou de fato resolver aqui, mas não se pode negar que todos os objetos enumerados existem de alguma forma e entram na composição do mundo em que vivemos e com o qual lidamos diariamente, pois imaginemos que de repente todas as obras de arte desaparecessem deste mundo, todas as teorias científicas e filosóficas, todos os países, instituições privadas e públicas etc., e que ao mesmo tempo não pudéssemos de modo algum aprender sobre o que um dia foi em nossa própria vida e na vida de gerações e nações já passadas.

13. O que então restaria seria essencialmente este mundo em que de fato vivemos, e não seria algo tremendamente mais pobre e diferente, e não teríamos nós mesmos de mudar, em certa medida degenerar, para poder viver nesse mundo empobrecido e viver nele de modo a não criar depois de algum tempo novas obras de arte, novas ciências, novos países etc., a não retornar anew a um mundo no qual somente não nos sentimos como estranhos.

14. Não perderia então toda a longa cadeia de todos os nossos modos anteriores todo o sentido, não se tornaria algo inteiramente desnecessário e sem propósito e ao mesmo tempo completamente ininteligível, pois a partir desse dia não leríamos poemas, não iríamos ao teatro nem ouviríamos sinfonias, não travaríamos disputas sobre movimentos e valores literários, não passaríamos anos, às vezes décadas, de nossa vida conduzindo laboriosos e sutis experimentos em física e alhures, não lutaríamos por chamadas ideias, isto é, pela verdade ou falsidade de doutrinas científicas ou filosóficas, pela correção ou incorreção de normas éticas ou jurídicas, não lutaríamos por esta ou aquela ordem social ou nacional, não daríamos nossos melhores esforços pelo bem e pela honra do país de que somos cidadãos, não conformaríamos nossa conduta às tradições e intenções de nossos predecessores ou, ao contrário, não colidiríamos com suas ideias, com seu mundo de arte e sua ciência, e não nos sentiríamos de modo algum como prole de alguém, nem como herdeiros dos bens e ideais de gerações passadas.

15. Não faríamos todas essas coisas que desempenham papel tão decisivo em nossa vida, porque não haveria no âmbito de nossa experiência, segundo essa suposição, todos aqueles objetos para os quais nossas ações poderiam se voltar, e todos eles desapareceriam de nosso horizonte e junto com eles tudo o que é bom, belo, nobre e verdadeiro.

16. E então quem escolhesse continuar lutando por ideais jurídicos, por exemplo, ou pelos valores deste ou daquele movimento artístico, apesar da inexistência dos objetos dados, quem quisesse ser arrebatado por obras de arte totalmente inexistentes ou defender a honra de seu país ou nação, não teria, nessas circunstâncias, de passar aos nossos olhos, verdadeiramente nossos, por alguém louco.

17. E quão diferente seria então nossa vida, se é que haveria vida humana, pois talvez estivéssemos bem, tivéssemos o que comer e vestir e algum lugar onde morar, talvez tivéssemos estradas de ferro mais convenientes e aviões mais rápidos que hoje, embora isso seja altamente duvidoso, pois como faríamos tudo isso e seríamos capazes de fazê-lo sem ciência e arte e todas aquelas coisas que alegadamente ultrapassam o quadro do mundo real, mas então ainda seríamos capazes de viver como seres humanos, pois abundância de comida, prazer sensual e conforto, sendo suficientes para nos ligar à vida a tal ponto de valer a pena suportar suas dificuldades, perigos e sofrimentos.

18. Em que, no cômputo filosófico final, consistem todas essas coisas estranhas que entram na composição do mundo em que o homem vive, se são realidade ou ficção, é problema não tão facilmente resolvido, mas a verdadeira existência e persistência desse problema tem em sua base a suposição de que em nossos negócios diários lidamos de algum modo com muitos objetos que por sua natureza muito diferente diferem toto coelo das coisas e eventos existentes na chamada natureza.

19. É também um fato que os domínios da arte, das ciências, das leis e das tecnologias inventadas por nós, junto com a realidade histórica que criamos, têm peso sobre nossa vida e influenciam seu curso, de modo que nós mesmos mudamos sob a influência de ter de lidar com essa quase-realidade, adquirimos novos traços de caráter, novos gostos ou desgostos, paixões e objetos de afeto.

20. Desde a infância crescemos num certo mundo pronto de produtos do espírito humano que nos rodeia e influencia, moldando nosso corpo, nossos pensamentos, sentimentos e desejos antes de começarmos a transformá-lo e ampliá-lo com novas obras, e ele nos torna herdeiros de gerações passadas, pois é a ele que devemos não estarmos sozinhos no mundo, cada um de nós separado dos outros, mas termos um mundo comum dos produtos da mente, e de suas funções corporais, que são guiados por ela.

21. E por essa razão nós, o homem, crescemos juntos, em maior ou menor grau, num único organismo humano, por assim dizer, e quando por sua vez nos tornamos criadores ou cocriadores de novas obras de arte, novas leis, novos ideais sociais ou morais, nova história, novas máquinas e dispositivos, tudo isso, num contragolpe, retorna a nos afetar.

22. Vivemos num mundo diferente como resultado, e nós mesmos somos diferentes, pois não apenas nossas obras são descendentes de nós, mas em certa medida nós mesmos nos tornamos a prole dessas obras e, uma vez que as criamos e temos de lidar com elas, já não sabemos viver e ser como éramos quando elas ainda não existiam, pois mudamos tanto corporal quanto espiritualmente sob a impressão do mundo de obras que produzimos.

23. Tendo ferrovias e aviões já não somos capazes de andar como nossos antepassados andavam, e nossos olhos se adaptaram a luzes elétricas e microscópios, e sentimos a mudança do tempo diferentemente, e todo movimento, e o ritmo da vida, e uma vez que ouvimos as obras de Beethoven e Chopin já não queremos ouvir um realejo.

24. Quando o Paraíso Perdido ou o Amor de J. Alfred Prufrock, ou os versos de Verlaine ou Rilke, nos deslumbraram com suas belezas, uma composição anteriormente muito prezada pode ter-se tornado insípida porque nossa sensibilidade artística já se alterara, e assim também nossos critérios de beleza poética, e se nossas obras são de alto valor, belas, espiritualmente ricas, elevadas e inteligentes, então nós mesmos nos tornamos melhores por elas, mas se trazem os traços do vício, da feiura e da impotência, da doença ou da demência, sob sua influência nos tornamos piores, empobrecidos, mais fracos ou doentes.

25. E se por alguma razão não sabemos compreender adequadamente nossas próprias obras, independentemente do domínio de realidade a que possam pertencer, e não lhes fazemos justiça em nossa experiência, quando não estamos à altura de sua sutileza ou intensidade, a esta ou aquela perfeição, então sentimos que inevitavelmente caímos abaixo de nosso nível, de nosso poder, de nossa essência mais profunda, deixamos de ser os seres humanos que as criaram e que eram dignos delas, sentimo-nos degradados, mais degenerados, regredimos em certa medida até a fronteira em que a diferença entre nós mesmos e as bestas seria apagada.

26. Pergunta-se agora como não nos tornamos seres humanos radicalmente diferentes das bestas precisamente porque criamos alguma nova realidade dos arredores, mais que isso, de nosso mundo, e quão diversa é essa realidade para a qual a natureza chamada real é apenas um substrato necessário, e além disso diferimos deles não apenas pelos ganhos que fizemos no curso de nossa evolução mas também pelas perdas que sofremos por viver num mundo diferente do deles.

27. Somos seres humanos porque vivemos num certo sentido além de nossos meios, porque acima e além do que é necessário para sustentar nossa vida fisiológica, com seu maior ou menor grau de bem-estar, criamos certas coisas que são um luxo para essa vida fisiológica mas que também são indispensáveis para que queiramos suportar os prazeres e tristezas dessa vida e para que prestemos homenagem a nossa dignidade interior, sem a qual seríamos inteiramente incapazes de viver, e somos seres humanos porque ultrapassamos as condições biológicas em que nos encontramos e construímos sobre seu fundamento um novo e diferente mundo.

28. Vamos dar um passo mais decisivo, pois todos aqueles valores que chamamos valores, como bondade, beleza, verdade, justiça etc., não se encontram no substrato físico-biológico de nosso mundo humano, mas emergem de fato somente na realidade superposta que criamos, realidade apropriada a nós.

29. É provável que mesmo algumas espécies seletas de animais tenham sua linguagem de certo tipo, um sistema de sinais com o auxílio do qual se comunicam na vida comunal, mas, pelo que se sabe, nenhum traço foi encontrado entre as bestas da existência de linguagem escrita, que torna possível primeiro a fixação não apenas de obras literárias mas também, por exemplo, de documentos públicos.

30. Essas palavras foram escritas alguns anos antes da guerra, e poderia haver melhor confirmação delas que a experiência trazida pela guerra, pois assim que os canhões silenciaram na Polônia em 1939 os alemães se lançaram a destruir tudo o que compunha nossa conquista cultural, tentando também tornar impossível qualquer contato com nossa cultura.

husserliana/ingarden/1970/3.txt · Last modified: by 127.0.0.1