4.5 Tempo do mundo

WHITE, Carol J. Time and Death: Heidegger's Analysis of Being-upon-the-End. Edited by Mark Ralkowski; foreword by Hubert L. Dreyfus. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.

1. As investigações sobre o Tempo do ser e a história da compreensão do ser pelo ser-aí não são estranhas a Ser e Tempo, pois, além do tempo do ser do ser-aí, outros domínios do ente têm seu próprio tempo.

2. O ser-aí foi analisado como ser-no-mundo, não idêntico a seu mundo, mas nele.

3. Na seção intitulada “o problema da transcendência temporal do mundo”, Heidegger afirma a co-originariedade dos horizontes dos êxtases.

4. Cada êxtase do ser-aí tem um “horizonte” correspondente para o qual se “projeta para fora”, e o horizonte do êxtase presente desempenha papel crucial na compreensão do ser como presença.

5. Os outros domínios do ente aparecem nesse horizonte com sua própria Temporaneidade.

6. É verdade que, na perspectiva da analítica do ser-aí, “somente enquanto o ser-aí é … 'há' ser”, mas isso não significa que o ser seja invenção do ser-aí.

7. A discussão da historicidade (Geschichtlichkeit) do ser-aí em Ser e Tempo também aponta para a Temporaneidade do ser, deixando um lugar que seria preenchido pela discussão da história do ser: a noção de que o próprio mundo é histórico, e não adquire sua história como coloração subjetiva posta pelo ser-aí.

8. Instrumentos e coisas, edifícios e instituições, todos têm sua história, e a natureza também é histórica como paisagem, campo de batalha ou lugar de culto, sem que se determine como essas coisas aparecerão, falarão ou responderão.

9. Heidegger interrompe a discussão da historicidade dos domínios mundanos do ente anunciando que levar o problema adiante exigiria transgredir os limites da analítica existencial, quando no máximo “o próprio objetivo desta exposição é levar-nos face a face com o enigma ontológico do movimento do acontecer em geral”.

10. Talvez as intenções de Heidegger na discussão da historicidade não sejam óbvias porque ele encerra o capítulo deixando o conde Yorck falar em grande parte por ele, usando suas observações para mostrar que não se pode parar na distinção entre o simplesmente dado e o histórico, entre coisas e ser-aí, pois isso levaria ao ponto de vista de Husserl, e não ao de Heidegger, e faria de Ser e Tempo mera investigação do domínio do ente que “tem história” de modo único, quando é preciso ver que o ser de todos os domínios do ente é historicamente determinado.

11. A noção do caráter temporal e histórico do ente coloca face a face com o problema que exige a viravolta fenomenológica rumo ao ser, pois é preciso perguntar por que muda a compreensão do ser pelo ser-aí e em que consiste a visão do ser-aí, questões para as quais já se entrevê a resposta de Heidegger, mas que exigem uma análise detalhada da abertura Temporânea do ser nas práticas culturais de fundo e da Temporaneidade do ser.