WHITE, Carol J. Time and Death: Heidegger's Analysis of Being-upon-the-End. Edited by Mark Ralkowski; foreword by Hubert L. Dreyfus. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.
4.3 Tempo do Mundo e Tempo-Agora
1. Na temporalidade imprópria, interpretamo-nos como estendidos ao longo da intratemporalidade, compreendendo-nos, nas atividades cotidianas, como avançando pelo tempo e realizando primeiro este projeto e depois aquele.
2. O tempo pode aparecer de dois modos, como o tempo do mundo significativo, datável e estendido, ou como sucessão de “agoras”, derivada ela mesma do tempo do mundo da atividade envolvida e correspondente ao que se chama “tempo” no sentido ordinário, o tempo medido pelo relógio, que Heidegger propõe chamar de tempo-agora (Jetzt-Zeit), isto é, o tempo do mundo “avistado” pelo uso de relógios.
3. A concepção do tempo como sucessão infinita e irreversível de “agoras” surge, portanto, da temporalidade do ser-aí decadente (verfallen), e justifica-se enquanto não se apresentar como único horizonte possível de interpretação do tempo, sendo perfeitamente válida, e não ilusória ou imaginária, desde que reconhecida pelo que é.
4. Por ser também “temporal” no sentido de ser “no tempo”, o ser-aí precisa servir-se de calendários e relógios.
5. Toda contagem do tempo surge do envolvimento ocupado do ser-aí no mundo, e esse cálculo “precede todo uso de instrumentos de medida pelos quais o tempo pode ser determinado; é anterior a tais instrumentos e é o que torna possível o uso de relógios”.
6. O tempo-agora revelado pelos relógios não é um tempo confundido com o espaço, como argumenta Bergson, mas o que é “ontologicamente decisivo” nele “reside no modo específico de presentificar que torna possível a medição”.
7. O que se mede com um relógio analógico não é o trecho de espaço entre duas de suas marcas, mas a extensão de tempo durante a qual o “ponteiro que se desloca” vai de uma a outra, embora, ao refletir sobre a medição, se possa não notar o que foi medido, parecendo que o único “trecho” a medir é o do espaço no mostrador, assim como, ao contar segundos dizendo “agora”, esquece-se que o segundo é a extensão de tempo entre as repetições de “agora” e julga-se que o número resultante indica apenas quantas vezes se disse uma palavra, o que ele de fato também indica, mas não é o que se mede ao medir o tempo.
8. Essa medição é um modo muito abstrato e reflexivo de encontrar o tempo, em que não se usa o relógio para coordenar projetos, mas se olha para ele como se medisse uma coisa curiosa e independente.
9. Nessa reflexão desprendida, tanto o tempo quanto as coisas do mundo perdem a significância dada pelo envolvimento, tornando-se o tempo desligado das atividades e simplesmente “dado junto com” coisas e acontecimentos.
10. “A tese principal da interpretação ordinária do tempo, a saber, que o tempo é infinito, manifesta do modo mais impressionante como o tempo do mundo e, por conseguinte, a temporalidade em geral foram nivelados e encobertos por tal interpretação.”
11. Esse argumento depende da imagem do tempo criticada por Heidegger e do fato de que o tempo, assim figurado, parece infinitamente divisível além de “sem fim”, pois “a sequência dos agoras é ininterrupta e não tem lacunas. Por mais 'longe' que se vá na 'divisão' do agora, é sempre agora”, de modo que cada “agora” pode ser fatiado por uma lâmina ainda mais afiada do presente instantâneo, dividido de novo, e assim indefinidamente, refinando-se mentalmente cada momento do passado e do futuro.
12. Essa divisibilidade infinita provavelmente não é o que se quer dizer ao afirmar que o tempo é infinito, mas o mesmo raciocínio aplica-se à imagem do tempo que prossegue para sempre.
13. Essa representação abstrata da infinitude do tempo depende de ignorar as limitações dos meios efetivos de medição, razão pela qual, nessa concepção, o tempo é tomado como simplesmente dado, pois, embora hoje se meçam picossegundos pelas vibrações dos elétrons, técnica que envolve instrumentos sofisticados e se apoia na trama das práticas científicas modernas, a representação desprendida do tempo infinito ignora todos os modos efetivos de medir o tempo em favor de uma teorização abstrata que não conhece limite algum.