3.6 Historicidade

WHITE, Carol J. Time and Death: Heidegger's Analysis of Being-upon-the-End. Edited by Mark Ralkowski; foreword by Hubert L. Dreyfus. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.

1. A história do ser-aí está intimamente ligada à história do ser, mas a analítica existencial truncada de Ser e Tempo examina apenas a atividade do ser-aí ao assumir e projetar uma compreensão do ser, focalizando-se aqui a conexão entre temporalidade e historicidade do ser-aí, embora ambas só sejam possibilitadas pela temporaneidade do ser, pois mais fundamental que a historicidade do ser-aí é a história do ser que se manifesta por meio dela, fato não discutido explicitamente na analítica do ser-aí, mas cujo caminho, a viravolta (Kehre) fenomenológica do ser-aí para o ser, exigida para completar a análise da relação entre ser e ser-aí, se vislumbra no horizonte da discussão.

2. A história do ser é tratada mais adiante, e a discussão da historicidade do ser-aí só se completa nesse contexto, permanecendo até lá misteriosa a noção de que o ser se revela, mas convém enfatizar desde o início a conexão entre as duas histórias, dois lados da mesma moeda, para não cair na incompreensão de Husserl a respeito do projeto de Ser e Tempo.

3. A conexão entre historicidade do ser-aí e história do ser indica também a peculiaridade da noção heideggeriana de historicidade, pois civilizações que não são veículos da revelação do ser não são históricas em seu sentido, como os antigos egípcios ou os maias, e parece que todas as civilizações não ocidentais são a-históricas nesse sentido, sendo ser-aí “primitivo” que não tem porvir e pode continuar do mesmo modo por séculos ou milênios.

4. A temporalidade é a condição de possibilidade de o ser-aí “acontecer” de modo “histórico”, e, embora todo ser-aí “aconteça”, o ser-aí da cultura ocidental tem uma temporalidade própria distintiva que o faz acontecer historicamente.

5. A discussão começa perguntando como o ser-aí pode “estender-se” (Erstreckung) de modo unificado entre seu “nascimento” e sua “morte”, o que pode reconduzir a uma interpretação pessoal, como se se perguntasse como uma pessoa nasce, mantém uma personalidade unificada ao longo do tempo e falece.

6. A unidade do “estender-se” do ser-aí, a unidade de sua história, é possibilitada pelo fato de a temporalidade própria ser um “vir-em-direção” que “volta”, isto é, de a antecipação incluir necessariamente a repetição, não sendo a “história” do ser-aí “o passado” como algo decorrido e acabado, mas o modo como o ser-aí “vem de” seu passado.

7. Heidegger descreve a historicidade própria do ser-aí como “destino”, termo que não indica nenhum determinismo “fatalista”, mas o modo como o ser foi “enviado” ao ser-aí, exigindo o envio bem-sucedido uma recepção bem-sucedida.

8. A história do ser-aí e suas sucessivas decisões resolutivas foram determinadas pela contribuição criadora de sua própria apreensão do ser, pois assumir possibilidades do âmbito não articulado oferecido pelo ser nas práticas culturais de fundo envolve resposta ativa, e não determinação passiva, sendo as possibilidades, na historicidade própria, “herdadas e, no entanto, escolhidas”, e incluindo sempre a “repetição” uma “réplica” (Widerruf) ao passado, sem o que a compreensão do ser não teria mudado desde a Grécia antiga e não haveria continuidade de um “estender-se” a explicar.

9. A continuidade da existência do ser-aí permite ver a época atual como produto de seu passado, mas a força motriz dessa história não é nada mecânico ou material, e sim o vislumbre criador do ser-aí como veículo da abertura mutável do que é ser, continuidade preparada pelo salto primordial que abriu o ser como questão na Grécia antiga.

10. Na Introdução à Metafísica, Heidegger aponta exemplos da “construção de mundo” que é “a história em sentido próprio”, realizada por “criadores, poetas, pensadores e estadistas”, o ser-aí próprio que dá o salto de vislumbre que traz a história do ser-aí a partir de seu porvir, “antecipando” a morte e alcançando o abrigo do ser para desvelar o que “pode ser num tempo” e trazê-lo à luz na clareira.

11. No Estado grego, todos esses modos de construir mundo operaram em harmonia para deixar o ser do que é revelar-se de diversos modos, primeiro como chreón, physis e alétheia e depois, na filosofia de Platão e Aristóteles, como idéa e ousía, residindo o “operar da obra” “numa mudança, acontecida a partir da obra, do desvelamento do que é, e isso significa, do ser”, de modo que a significatividade não articulada nas práticas culturais entra subitamente em foco no templo grego ou no “dizer” de um pensador e as relações culturais podem começar a tomar nova forma.

12. Ser e Tempo chama “destino comum” (Geschick) o “acontecer como ser-com os outros” do ser-aí, noção suscitada pela constatação de que a historicidade própria acontece numa comunidade e de que os criadores solitários, artistas, poetas, pensadores e estadistas, não podem sozinhos tornar histórico o ser-aí.

13. Numa entrevista posterior, Heidegger admite que o conceito de destino comum em Ser e Tempo ficou pouco desenvolvido e que, por isso, o que tentava exprimir em tais passagens não é claro.

14. Algumas conclusões podem ser tiradas de suas escassas observações.

15. A relação entre destino e destino comum pode ser compreendida pelo exemplo do pensador próprio, pois a filosofia está “fundada no misterioso fundamento da liberdade, naquilo que chamamos o salto”, envolvendo a repetição do salto primordial grego.

16. O pensar próprio nunca pode fornecer diretamente as energias e criar as oportunidades que produzem a mudança histórica, pois é assunto de poucos criadores, dos transformadores profundos, mas seu vislumbre, se próprio, nem surge num vazio nem é lançado num vazio, devendo ser um vislumbre do que pode ser “num tempo” e tocar uma corda sensível em outros que possam vir a partilhá-lo, razão pela qual o destino como historicidade própria envolve o destino comum como co-acontecer com os outros.

17. O ser-aí historicamente próprio não precisa ser uma pessoa individual isolada, pois os artesãos que planejaram e construíram as catedrais góticas trabalharam em grupo para exprimir um novo vislumbre partilhado do que é ser, mas o “destino comum” de Ser e Tempo parece indicar menos essa historicidade própria conjunta do que aquilo que deve ocorrer para que uma compreensão do ser recém-projetada seja assumida pela sociedade em geral.

18. Que a história do ser-aí seja a de sua compreensão mutável do ser está longe de ser óbvio na parte publicada de Ser e Tempo, exigindo atenção ao que Heidegger pretendia realizar na seção projetada “Tempo e Ser” e na Segunda Parte, ausente, sobre a destruição da história da ontologia, pois o pensamento humano não cria ex nihilo uma compreensão do que é ser, e, assim como um vislumbre do ser não é lançado num vazio, mas “em direção aos futuros salvaguardadores, isto é, a um grupo histórico de homens”, tampouco surge num vazio.