WHITE, Carol J. Time and Death: Heidegger's Analysis of Being-upon-the-End. Edited by Mark Ralkowski; foreword by Hubert L. Dreyfus. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.
2.6 Ser-para-o-Fim e Ser-no-Fim
1. Depois de insistir que o ser-aí é sempre já seu “ainda-não” e seu “fim”, Heidegger distingue o ser-no-fim do ser-para-o-fim.
2. Uma diferença importante é obscurecida pela tradução inglesa corrente, pois, enquanto “ser-no-fim” é uma expressão formada por hifenização, como tantas outras com que Heidegger descreve aspectos do ser do ser-aí, “ser-para-o-fim” é notável por sua referência despojada ao ser, e de modo semelhante e aparentemente intercambiável Heidegger fala do ser-para-o-fim como ser-para-a-morte.
3. A morte do ser-aí não significa apenas que ele está no fim, acabado, nem no sentido de uma pessoa que fina nem no de o ser-aí deixar de ser efetivo, como poderia ocorrer numa guerra nuclear, e, embora na discussão inicial, com sua mistura confusa de uma concepção do ser-aí como simplesmente dado, Heidegger falasse da morte como “não-mais-ser-aí”, ele indica depois que, para esse ente que é suas possibilidades de ser, a concepção adequada de morte refere-se não à falta de efetividade, mas à falta de possibilidades, corrigindo-se: não é que o ser-aí não seja mais, mas que já não pode ser ser-aí (Nicht-mehr-dasein-können), isto é, já não pode ser o “aí” pelo qual o ser se revela.
4. A natureza da morte do ser-aí pode ser determinada simplesmente pela noção de ser-no-fim no sentido de que suas possibilidades atuais e efetivas são finitas ou chegam ao fim, embora se continue a viver, ponto que certamente está por trás dos comentários de Heidegger.
5. O que interessa não é apenas que as possibilidades do ser-aí chegam ao fim e o fazem ficar de pé como o que é, mas por que e como elas são assim limitadas, questão que diz respeito ao próprio modo de ser do ser-aí e, como seu ser é determinado por sua relação com o ser em geral, sendo compreensão do ser, é em última instância determinada pelo ser, de modo que compreender o ser-no-fim exige considerar o ser-para-o-fim em geral, que no caso do ser-aí significa o modo como ele compreende sua própria morte.
6. “O ser-no-fim implica existencialmente o ser-para-o-fim”, pois o modo como o ser-aí chega ao fim levanta a questão de sua relação com o ser, sua existência, e, se uma revelação do ser dá ao ser-aí seu poder-ser como o ente que é suas possibilidades, o ponto em que terminam suas possibilidades e começam suas impossibilidades é também determinado por seu modo de ser, captando-se a ideia de que a abertura do ser pelo ser-aí é finita porque o ser se revela finitamente, e, se em obras posteriores Heidegger afirmará que o próprio ser é finito, em Ser e Tempo insiste apenas que há modos de ser que o ser ainda não revelou, algo “ainda pendente” que o ser-aí “pode ser e será”.
7. No ser-para-a-morte, porém, o ser-aí confronta os limites de sua abertura.
8. No ser-para-a-morte, o ser-aí pode ser seu si-mesmo mais próprio e, assim, o “aí” em que se levanta a questão do ser, ou imergir na compreensão atual do ser e ser o si-mesmo impessoal (Man-selbst), compreendendo o que é ser do modo como o impessoal o compreende.
9. Num ensaio sobre os pensadores pré-socráticos, Heidegger observa que a essência dos mortais, ser o “aí” em que o ser se revela, os chama “a atender ao apelo que os acena para a morte”.
10. Descartes podia ver a oposição sujeito/objeto manifestando-se cada vez mais no trato com as coisas e na quantificação do ente, mas não podia prever a futura alienação da consciência em relação ao mundo nem o modo como os objetos seriam compreendidos como meras representações para a consciência, assim como Nietzsche podia ver o niilismo latente na cultura do fim do século XIX, o tratar a natureza como se não tivesse meta, propósito ou ser, mas não podia prever a orientação tecnológica que veria as coisas como mero “material” disponível para qualquer uso, de modo que, nos limites indefinidos e indetermináveis da manifestação Temporal do ser do ente, o ser-aí como “aí” do ser precisa simplesmente entregar-se à escuridão além.
11. Uma nota marginal posterior, no ponto em que se introduz o “ser-para-a-morte”, esclarece o que se pretendia dizer ao chamá-lo “ser do não-ser”, não-ser que é nada no sentido de “nenhuma coisa”, talvez em alusão às célebres reflexões sobre o nada, mas que não é absolutamente nada, tendo antes o curioso ser do ainda-não-ser.
12. Comentários de obras posteriores ajudam a esclarecer essa noção inicialmente intrigante, que o próprio Heidegger talvez tenha precisado elaborar nos cursos, ensaios e livros posteriores a Ser e Tempo, conectando novamente a morte ao nada.
13. A morte como abrigo do ser tanto o salva quanto o oculta, e noutra observação Heidegger diz que “na morte recolhe-se o supremo ocultamento do ser”.
14. Heidegger refere-se ainda ao “sofrimento no qual a alteridade essencial do ente se revela em oposição ao experimentado e habitual”.
15. Não se trata de ser mártir em defesa dos fatos ou da fé em que se crê, mas de deixar o próprio si-mesmo transformar-se, deixando transformar-se a compreensão ordinária do que é ser humano e do que é ser em geral, sendo o meio para a revelação do ser até seu fim, sua possibilidade extrema.
16. Heidegger refere-se também à morte como possibilidade “irremissível” (unbezügliche) do ser-aí, pois tudo aquilo com que o ser-aí se relaciona, toda relação entre pessoas e com as coisas de que se ocupa, está dentro da “rede” de possibilidades delineada por sua existência como aquele “ser com o qual o ser-aí pode relacionar-se e sempre de algum modo se relaciona”.
17. Como possibilidade mais própria do ser-aí, a morte revela o que é para o ser-aí ser como revelação do ser, reivindicando-o como o que é e distinguindo-o claramente do ente como natureza, como à mão e como simplesmente dado, sendo essa singularização “um modo pelo qual o 'aí' se abre para a existência”, de modo que a morte delineia e delimita as possibilidades do ser-aí como poder-ser compreensor.
18. Como revelação do ser, o ser-aí revela não apenas o que é ser ele mesmo, mas também o ser do ente em geral, incluindo outros domínios como a natureza e o número, que também têm um fim como entes finitos, de modo que o ser-no-fim do ser-aí exige, em última instância, uma análise do ser para “fins” em geral e do ser em geral.
19. Se o “fim” de algo é o que o faz ficar de pé como o que é, resta a intrigante questão do que faz o próprio ser ficar de pé como o que é, e, no caso da cultura ocidental, o que é “ser” passou a ser visto precisamente como um “quê”, uma coisa, uma propriedade, uma atividade, como physis, idea, enérgeia, actualitas, ens creatum, representação, vontade de poder, perspectiva estabelecida na Grécia antiga.
20. Heidegger parece usar “ser-para-o-fim” e “ser-para-a-morte” de modo intercambiável, mas à luz retrospectiva de sua filosofia posterior pode-se perguntar se o ser-para-o-fim não é apenas o que faz o ser ficar de pé como o que é, mas se aponta também para a finitude das possibilidades do ser, noção talvez melhor captada pelo ser-para-a-morte.
21. Se, como Heidegger afirmou, a discussão do ser-aí em Ser e Tempo sempre esteve orientada para responder à questão do ser, a análise do ser-aí não pode estar completa sem tratar da finitude do próprio ser.