2.5 Possibilidade

WHITE, Carol J. Time and Death: Heidegger's Analysis of Being-upon-the-End. Edited by Mark Ralkowski; foreword by Hubert L. Dreyfus. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2005.

2.5 A Possibilidade da Impossibilidade da Existência

1. Tanto no texto de Ser e Tempo quanto numa nota marginal posterior, Heidegger parece identificar o sentido do morrer e do ser-no-fim, noção básica que só se esclarece quando se compreende plenamente a morte como “possibilidade da impossibilidade da existência” e como “ser-para-o-fim”, fins distintivos do ser mais próprio do ser-aí.

2. O fim ou morte do ser-aí é um traço essencial de seu ser como “estar voltado para” o ser, e a morte existencial funda-se não na biologia do corpo, mas na relação do ser-aí com o ser.

3. O sentido técnico do termo “existência” tem sido ignorado nas discussões da morte do ser-aí, mas, se “existência” indica que “o ser-aí é como um poder-ser compreensor que, em seu ser, põe em questão esse ser”, cabe ponderar o que significaria para o ser-aí não ser, isto é, quando e como ele não é um poder-ser compreensor.

4. Explicações posteriores de Heidegger sobre o termo “existência” ajudam a esclarecer o que está em jogo, sendo legítimo recorrer a obras posteriores para uma concepção mais desenvolvida, já que ele continuou a dizer “o mesmo”, como ele próprio disse de outros pensadores.

5. Como a questão concerne ao caráter do ser do ser-aí como existência, cabe perguntar se esse “estar voltado para” o ser envolve “impossibilidade” mesmo para o ser-aí efetivamente existente, e em “O retorno ao fundamento da metafísica” Heidegger precisa que esse “estar fora” não é apenas a consciência estar ciente de algo “fora” dela, como cães, pedras e árvores, nível em que muitas discussões se concentram, mas um “estar aberto” para “a abertura do ser”, um estar “fora” na abertura do ser, e não sair de alguma imanência da consciência.

6. Essa “abertura do ser” é a revelação do ser que torna possível a compreensão do ser, e “estar voltado para” o ser é estar aberto para sua revelação, e, como Heidegger chama essa abertura de “verdade do ser” no sentido de desvelamento, também diz que existência significa “estar fora na verdade do ser”, abertura que concede ao ser-aí suas possibilidades como poder-ser compreensor, de modo que essa existência é “impossível” quando está fechada às possibilidades em vez de aberta a elas.

7. Essa noção de limitação pode ser ilustrada pela descrição metafórica do ser-aí como “clareira” (Lichtung), o domínio de possibilidades revelado ao ser-aí pelo ser, assim como uma clareira na floresta destaca as coisas contra o fundo escuro da mata circundante.

8. Comumente se pensa que sombras e trevas indicam falta de luz ou sua negação total, mas, segundo Heidegger, a sombra é testemunho do emitir oculto da luz, o incalculável, imprevisível e impensável que está além da capacidade de representar e, no entanto, aponta para o ser como lugar da luz que um dia poderá iluminar os cantos escuros.

9. Se o ser-si-mesmo do ser-aí consiste em transformar o ser em história e trazer-se a estar nela, o ser-aí se abandona quando o ser escapa à sua luz desveladora, e os gregos do século V a.C., por exemplo, não podiam compreender o ente como “material” a dominar e manipular para fins humanos, embora suas práticas culturais carregassem essa possibilidade oculta, oculta ao ponto da “impossibilidade”, de um modo que a cultura egípcia do século V não carregava.

10. Heidegger fala, porém, da possibilidade da impossibilidade da existência, e o ser-aí próprio é aquele que alcança as profundezas desse poço para encontrar a nova estrela, um novo modo de compreender o ser do ente que se torna o novo ponto focal da cultura enquanto ela navega no crepúsculo entre o velho mundo e o novo modo de abrir seu mundo que desponta no horizonte, assim como Nietzsche viu num relâmpago que Deus estava morto e que a vontade de poder regia o ente, embora o trovão, o impacto demolidor dessa revelação, tenha levado mais meio século para chegar aos ouvidos do impessoal.

11. O ser-aí “não tem um fim no qual simplesmente cessa, mas existe finitamente”, sendo essa finitude característica de sua temporalidade originária e do modo como ele “vem a si mesmo” a partir de seu porvir.