1.2 Absoluto

LUIJPEN, William. Phenomenology and Metaphysics. A primer in existential phenomenology. Pittsburgh: Duquesne University Press, 1965

A QUESTÃO METAFÍSICA

O Absoluto

A Metafísica como Teoria do Absoluto

1. Pouco se ganha ao estabelecer que a metafísica, em sua segunda fase, fala do Absoluto, pois nas muitas formas históricas do pensar metafísico ele é pensado de maneiras tão diversas que hoje nem sequer é possível simplesmente rejeitar “o” Absoluto sem investigar as nuances introduzidas por quem o aceita.

O Absoluto Identificado com Deus

1. A história da metafísica mostra duas tendências radicalmente diferentes na concepção do Absoluto, uma das quais o identifica com Deus e só pode ser compreendida em sua especificidade quando se entende o que significa para seus adeptos chamar o Absoluto de “Transcendente”.

2. Segundo a tradição escolástica, o ente revela-se como não tendo fundamento em si mesmo, de modo que o homem é compelido a “afirmar” o Ser Transcendente, e essa “realização” implica a consciência da diferença ontológica (ontologische Differenz) entre o ente e o Ser Transcendente.

3. Por isso, na tradição escolástica não se pode afirmar que o Ser Transcendente Absoluto “é” no mesmo sentido em que se diz que os entes são, e quem “afirma” que Deus “é” sem perceber essa diferença já o rebaixou à condição de mero ente.

4. Esse modo de pensar metafísico é válido, embora mesmo alguns teístas objetem à identificação de Deus com o Ser Transcendente Absoluto como Origem, Fundamento e Causa de tudo.

5. Tais objeções serão tratadas mais tarde, bastando por ora registrar as diversas concepções do Absoluto, sendo indubitável que a tradição escolástica concebe por princípio Deus como Absoluto Transcendente.

O Absoluto como o “Absolutizado”

1. O exemplo clássico de absolutização é oferecido pela inspiração metafísica do monismo espiritualista, que, em oposição ao materialismo, reconhece a superioridade ontológica do sujeito sobre a coisa material, mas a exagera a ponto de fazer o sujeito funcionar como o Absoluto.

Uma “Doutrina de Deus” Apesar de Tudo

1. Assim como a inspiração escolástica, também a metafísica do Absoluto concebido como sujeito absolutizado contém uma “doutrina de Deus”, pois, uma vez tomado o caminho escorregadio da absolutização do sujeito, seus atributos tornam-se tão fantásticos que acabam coincidindo com os atributos tradicionais de Deus.

2. O monismo espiritualista é apenas um exemplo entre muitos, pois há outras formas de pensar o Absoluto por absolutização, todas concebendo-o como aquilo que é incondicionalmente o fundamento e princípio explicativo de tudo sem necessitar de fundamento ou explicação.

Rejeição do Absoluto em Favor do “Metafísico”

1. Em nosso tempo há pensadores que rejeitam peremptoriamente o Absoluto e consideram essa rejeição a única possibilidade de salvar “o metafísico”, sendo preciso compreender o que isso significa.

2. O melhor caminho para compreender essa rejeição é refletir novamente sobre a concepção do Absoluto no monismo espiritualista, que absolutiza o “pequeno” sujeito que todo sujeito é, funde-o num Sujeito Absoluto e identifica esse Sujeito Absoluto com Deus.

3. A realidade do “pequeno” sujeito, porém, é que ele permanece pequeno e de relatividade inconfundível, e, como na realidade só existe o “pequeno” sujeito e só ele pensa e age, a afirmação de que o Absoluto pensa e age nele e por meio dele equivale de fato a dizer que o pensar e o agir do “pequeno” sujeito têm valor Absoluto.

4. A consequência é que o homem se julga autorizado a falar com autoridade “divina” e a considerar suas ações dotadas de sanção “divina”.

Georges Gusdorf

1. Por tudo isso Gusdorf nega o Absoluto, sustentando que a metafísica, se quer conservar seu valor, precisa rejeitá-lo, pois ao colocar-se no ponto de vista do Absoluto o homem desconhece sua “condição pessoal” e esquece que é apenas um “pequeno” sujeito, condicionado por sua historicidade e situação.

Um Exemplo Eloquente

1. Há muitas maneiras de identificar o “pequeno” sujeito com o Absoluto, e o marxismo na interpretação leninista é um dos exemplos mais eloquentes, pois nele o Proletariado trabalhador funciona como o Absoluto que garante o advento do homem universal.

2. A experiência de Lenin com movimentos revolucionários convenceu-o de que o futuro homem universal não seria criado pela ditadura da grande maioria sobre uma pequena minoria, mas pela ditadura de uma pequena minoria sobre a maioria.

3. Com as coisas assim apresentadas, é fácil ver por que Gusdorf considera necessário rejeitar o Absoluto, pois tal concepção é apenas uma manobra astuta para investir um “pequeno” sujeito de autoridade divina, não fazendo justiça ao sujeito tal como realmente é.

Rejeição Indiscriminada

1. Na discussão das diversas opiniões sobre o Absoluto, distinguiu-se nitidamente entre o Absoluto Transcendente proposto pela tradição escolástica e toda forma de Absoluto “absolutizado”, embora em ambos os casos o Absoluto seja chamado “Deus”.

2. A oposição de certos metafísicos contemporâneos ao Absoluto em nome da metafísica revelou-se recusa em desconsiderar o caráter humano do pensamento humano absolutizando-o e divinizando-o, mas seria um erro supor que o Absoluto Transcendente esteja explicitamente excluído dessa rejeição.

Maurice Merleau-Ponty

1. Ao rejeitar o Absoluto, Merleau-Ponty tem em vista sobretudo o Deus do idealismo pós-kantiano, recusando-se a elevar a prioridade relativa do “pequeno” sujeito a ponto de o não-sujeito perder sua consistência e a pluralidade dos “pequenos” sujeitos tornar-se impossível.

2. O sujeito é e permanece um “pequeno” sujeito, e, exista ou não um Sujeito Absoluto, um “pensamento absoluto” ou uma “certeza absoluta”, dispõe-se apenas das próprias visões e opiniões, às quais não se pode atribuir o peso do Absoluto.

3. O Absoluto rejeitado por Merleau-Ponty deve ser entendido primariamente como o Deus do idealismo pós-kantiano, aquilo que se chamou o “absolutizado”, que ele denomina eloquentemente “absoluto congelado” (frozen absolute), mas ele não distingue desse absoluto o Absoluto Transcendente da metafísica cristã para conservá-lo, rejeitando também o Deus do cristianismo, ou o que considera como tal, por asfixiar igualmente a consciência metafísica.

O Filosofar Autêntico

1. Para Merleau-Ponty, filosofar autenticamente é buscar com a convicção de que há algo para ver e algo para dizer.

2. O fato de haver algo para ver e para dizer pressupõe a maravilha da emergência da subjetividade, pois é em virtude dessa emergência que há sentido, o qual assume as formas de verdade e valor.

3. Nos termos de Heidegger, há algo para ver e para dizer por causa da maravilha de todas as maravilhas (Wunder aller Wunder), de que o ente é, maravilha que aponta para o homem como sujeito.

4. Perguntar como se explica o milagre da emergência da subjetividade, que torna possível pensar e agir autenticamente, é para Merleau-Ponty sem sentido, e responder-lhe é loucura, pois explicações se dão nas ciências.

5. Todo tipo de ciência tentou explicar o homem como momento, aspecto ou partícula do mundo das coisas naturais, mas todas essas explicações são ingênuas e hipócritas, pois pressupõem sem mencioná-lo o ser-no-mundo (In-der-Welt-sein) do sujeito-como-cogito.

6. Aí se encontra o valor positivo da filosofia tal como Merleau-Ponty a entende, que não afirma que não há Deus, mas afirma a liberdade contingente do sujeito-no-mundo, pela qual o homem transcende a necessidade processual do domínio das coisas naturais e torna possível a vida humana.

O Fundamento da Negação de Deus em Merleau-Ponty

1. Para Merleau-Ponty, a recusa em explicar o sujeito que é liberdade contingente exige a negação de Deus, pois a teologia católica, familiarizada com a ideia de contingência, primeiro afirma a contingência do homem e depois a deduz de Deus como Ser Necessário, abandonando-a.

2. Henri de Lubac censurou Merleau-Ponty por chegar a eliminar o problema de que nasce a afirmação de Deus, e Merleau-Ponty responde que não o elimina, mas o radicaliza, recusando uma solução que o sufoca.

3. Não escapou a Merleau-Ponty que, sobretudo entre católicos franceses, desenvolveu-se uma corrente de pensamento diante da qual o modernismo foi apenas um caso sentimental, corrente cuja verdade não se pode negar, mas a hierarquia continua a usar os termos mais antiquados da teologia explicativa.

4. Merleau-Ponty rejeita Deus, portanto, para não ser obrigado a desconsiderar a autenticidade do homem, pois somente essa rejeição pode salvar a autenticidade da história humana, que tem sua fonte no sujeito contingente, e precisamente porque o sujeito é contingente a busca da verdade e a instauração de valores que se desenrolam na história nunca são garantidas.

5. Os cristãos, segundo Merleau-Ponty, são forçados a desconsiderar essa ausência de garantia, pois Deus é “a própria Verdade”, Verdade perfeitamente transparente a si mesma.

6. O mesmo vale para os valores, cuja busca tem pouca ou nenhuma importância para o cristão, pois Deus é “a própria Bondade”, o Bem incondicionado, nada restando ao homem por fazer e tornando-se irrelevante a laboriosa criação de um mundo bom.