FRANCK, Didier. Chair et corps. Sur la phénoménologie de Husserl. Paris: Minuit, 1981:24-28
1. Heidegger destaca muito claramente, com base no protótipo da percepção de algo transcendente, uma diferença entre dois modos de doação, ou seja, uma diferença fenomenológica. Trata-se de uma diferença hierarquizada, em que um desses modos implica necessariamente o outro. Mas, assim como em Husserl, a questão do sentido da carne não é abordada.
2. Afirmar que a característica relevante da percepção é a encarnação — Heidegger não fala aqui de presença encarnada — equivale a alinhar-se com o idealismo transcendental das Ideias… I, uma vez que nunca antes dessas obras a percepção das coisas transcendentais havia sido qualificada como encarnada 1). Isso abre uma dupla série de questões.
B. A segunda série de questões ultrapassa o âmbito do nosso trabalho, embora aponte para um de seus objetivos mais distantes. Elas dizem respeito ao próprio Heidegger e, mais especificamente, à relação entre a analítica intencional da consciência e a analítica existencial do Dasein. Uma breve nota de Sein und Zeit [25] traça o programa de tal confronto, estabelecendo discretamente as diretrizes para uma interpretação da fenomenologia husserliana. Ela se encontra no § 69:
“A temporalidade do estar-no-mundo e o problema da transcendência do mundo. ” Eis o texto: “A tese de que todo conhecimento tende (abzweckt) à ‘intuição’ tem um sentido temporal: todo conhecimento é um ‘apresentar’ (Gegenwärtigen). A questão de saber se toda ciência e até mesmo o conhecimento filosófico visam um ‘apresentar’ deve permanecer aqui ainda indecisa. — Husserl utiliza a expressão ‘apresentar’ como característica da percepção sensível 2). A análise intencional da percepção e da intuição em geral deveria sugerir essa caracterização “temporal” do fenômeno. A seção seguinte mostrará que e como a intencionalidade da consciência se fundamenta na temporalidade extática do Dasein”3).
a. A relação entre a consciência intencional e o Dasein é uma relação de fundação cuja exposição se insere na seção Zeit und Sein, no limiar da qual Sein und Zeit se interrompe, ou seja, no ponto em que tudo “se inverte” (umkehrt) 4).
b. Nesse contexto, e levando em conta o caráter necessariamente radical de tal fundamento, a referência à percepção significa que esta é considerada o ponto decisivo da fenomenologia de Husserl.
c. A característica essencial da percepção sensível não é, ao contrário do que afirma a aula acima citada, a encarnação, mas sua determinação temporal de apresentação. Isso significa que a encarnação pode ser reduzida à apresentação, a carne à temporalidade?
d. Portanto, não é mais a posição de Ideias… I que é [26] considerada, mas a das Pesquisas Lógicas de 1901. A partir daí, sugere-se uma interpretação da trajetória husserliana, que será expressamente formulada muito mais tarde, em 1962, durante o seminário sobre a palestra Zeit und Sein: “O próprio Husserl, que, nas Investigações Lógicas — sobretudo na sexta —, se aproximou muito da questão do ser propriamente dita, não conseguiu se manter nela no contexto filosófico da época. Ele caiu sob a influência de Natorp e fez uma guinada rumo à fenomenologia transcendental, que atinge seu apogeu nas Ideen. Mas isso significava abandonar o princípio da fenomenologia”5). Interpretação em que os conceitos de “atmosfera” e “influência” impedem que se levante a questão de saber se a virada — supondo que exista algo assim — não seja motivada pelo princípio fenomenológico de um retorno às coisas em si.
Admitamos, por um instante, que não seja possível fundamentar a consciência intencional na temporalidade extática, sentido de ser do Dasein; ou ainda que não seja possível — uma vez que a consciência intencional é essencialmente perceptiva — reconduzir a encarnação à temporalidade. Quais seriam, então, as consequências? Seria, em primeiro lugar, o caráter originário do ponto de partida da questão do ser que seria posto em causa; em seguida, a análise da mundanidade; e, por fim, a analítica existencial em sua totalidade, tanto como ontologia fundamental quanto como destruição da história da ontologia tradicional. Em suma, se não a questão do ser como tal, pelo menos a forma que ela assume em Sein und Zeit. Por meio de uma série muito complexa de mediações, toda a meditação heideggeriana seria, passo a passo, afetada. Afetada: isso não significa derrubada, criticada, etc.
Em que condições, agora, poderíamos reconduzir a encarnação à temporalidade? Permaneçamos no âmbito da analítica existencial supostamente fundadora. A encarnação [25] do Dasein é fenomenologicamente inseparável de sua espacialidade (“O ser espacial do Dasein, que, enquanto ‘encarnado’, comporta uma problemática própria…” Sein und Zeit, p. 108.) É possível derivar a espacialidade do Dasein a partir de sua temporalidade? Se o parágrafo 70 de Sein und Zeit é dedicado a isso, talvez seja preciso considerar como profundamente e poderosamente enigmática esta observação de Zeit und Sein: “A tentativa, em Sein und Zeit, § 70, de reduzir a espacialidade do Dasein à temporalidade, não é sustentável” 6).
Observemos, para delimitar o âmbito de uma questão, que o conjunto das afirmações de Heidegger relativas à carne não se submete facilmente a uma lei de unificação. Às vezes, e de forma predominante nas aulas sobre Nietzsche, a carne é reduzida à animalidade 7) ou à subjetividade 8) sem nunca ser pensada por si mesma. Outras vezes, ao contrário, o carnal é desligado da animalidade 9). A compreensão da carne é subordinada à compreensão da vida 10) ou, inversamente, mas fenomenologicamente, a compreensão da vida está subordinada à da carne 11). Ainda mais estranha [28] é esta declaração: “Os modos de compreensão que o acompanham [o carnal no homem] são algo que a metafísica até agora ainda não abordou” 12), que atribui à metafísica um “ainda não” que pode ser um futuro, metafísica que todo o pensamento do ser visa superar, ou mesmo abandonar.
A interpretação desses textos exige uma “repetição” da analítica existencial capaz de fazer compreender como e em que sentido “o Dasein encerra a possibilidade interna de uma disseminação (Zerstreuung) artificial na carne e, por meio dela, na sexualidade”, “a possibilidade essencial de uma disseminação no espaço” 13), uma vez admitida a irredutibilidade da espacialidade à temporalidade.
Se a transcendência tem sua origem na temporalidade, trata-se, então, de reabrir a questão. E, porque, por um lado, o conceito existencial de transcendência visa desdobrar as implicações radicais da intencionalidade, e, por outro lado, o sentido dessa mesma intencionalidade, que se forma no âmbito de uma análise da percepção, não parece poder ser alcançado, em toda a sua profundidade, sem uma tematização da carne, parece necessário partir da análise do sentido e da função desta última.