0 Introdução

Oriente de Heidegger. Barcelona: Herder, 2004

Introdução

1. A relação entre o pensamento de Heidegger e o chamado pensamento oriental, em particular o taoísmo e o budismo zen, apresenta uma disparidade entre a relevância dos materiais e testemunhos disponíveis, aqui reunidos pela primeira vez, e a exiguidade de referências explícitas nas obras publicadas de Heidegger.

2. A redenção da aversão ao passar não consiste numa libertação da vontade em geral, no sentido de Schopenhauer e do budismo, pois, segundo a metafísica moderna, o Ser do ente é vontade, e a libertação da vontade equivaleria a uma libertação do Ser e a uma queda no vazio da Nada.

3. A palavra-chave no pensamento poético de Lao-tzu pronuncia-se Tao e significa propriamente caminho, mas ao representar superficialmente o caminho como percurso entre dois lugares descartou-se precipitadamente o termo, traduzindo-o por Razão, Espírito, Sentido ou Logos, quando o Tao poderia ser o caminho que tudo encaminha e talvez nele se oculte o mistério de todos os mistérios do dizer pensante.

4. Heidegger está convencido de que somente partindo do mesmo lugar do mundo em que nasceu o mundo moderno técnico pode preparar-se uma inversão, e que esta não pode produzir-se mediante a adoção do budismo zen ou de outras experiências orientais do mundo, sendo necessária a ajuda da tradição europeia e sua reapropriação, pois o pensamento só se modifica pelo pensamento que tem sua mesma origem e destino.

5. De Heidegger a Jaspers, em carta de 1949, afirma-se que o mestre de leitura e vida Eckhart e a meditação sempre posta à prova do τὸ γὰρ αὐτὸ νοεῖν ἔστιν τε καὶ εἶναι de Parmênides, a pergunta constante pelo auto que não é noein nem einai, e a ausência da relação sujeito-objeto no mundo grego conduziram seu próprio pensamento ao que parece uma inversão, ainda que se trate de algo distinto e prioritário.

6. O caminho de pensamento de Heidegger dedicou-se a uma íntima confrontação crítica muito mais profunda do que as alusões presentes em suas obras publicadas manifestam explicitamente, podendo tal confrontação ser assumida como uma das referências obrigatórias ao considerar a meditação heideggeriana em torno da técnica, da linguagem e do pensamento, entendidos já não metafisicamente.

7. Numa conferência de Friburgo de 1957 sobre os Princípios fundamentais do pensamento, Heidegger afirma que o pensamento ocidental determinado pelo logos não significa que o mundo antigo da Índia, China e Japão tenha carecido de pensamento, mas que a indicação do caráter de logos contém a conminação de perguntar se temos ouvidos para escutar o que ali foi pensado.

8. De central importância revela-se a breve mas intensa experiência de tradução ao alemão do Tao Te Ching, empreendida no verão de 1946 junto ao estudioso chinês Paul Shih-yi Hsiao, autor em 1941 de uma tradução ao italiano conhecida por Heidegger.

9. No testemunho incluído no apêndice, Hsiao recorda que Heidegger conhecia o Tao Te Ching por outras traduções e afirma que aquele trabalho exerceu influência significativa sobre Heidegger, e que a concepção de Lao-tzu de wu, da Nada, e sua aversão a qualquer tipo de racionalismo correspondiam às ideias de Heidegger.

10. Na tradução italiana de Hsiao do Tao Te Ching lê-se que o ser nasce do não-ser e que na sua não-ser reside o uso da vasija, vindo do não-ser o essencial.

11. No taoísmo, a Nada, o Vazio, aparece como uma prática antes que como um objeto teórico, e a questão da Nada também aparece como o ponto de contato decisivo na confrontação de Heidegger com a tradição budista zen, vinculada em suas origens chinesas (ch'an) às ensinamentos taoístas.

12. Eihō Kawahara relata seu primeiro encontro com Heidegger em 1956, na cabana de Todtnauberg, acompanhado do professor Masaaki Kōsaka e apresentados pelo professor Tokuya Kakihara.

13. Surgida nos anos vinte com Kitaro Nishida e desenvolvida ao longo de quatro gerações, a Escola de Kioto representa um dos intentos mais interessantes de estabelecer diálogo e síntese entre pensamento ocidental e oriental.

14. Heidegger não só é o filósofo ocidental mais traduzido no Japão, como as traduções de suas obras em ocasiões se anteciparam muitos anos às europeias, tendo a conferência de 1955 sobre Gelassenheit sido publicada em japonês em 1958, antes.

15. R. Ōhashi escreve a propósito da noção de Experiência pura em Nishida que para este a experiência é pura se não é reflexionada, objetivada e subjetivada por uma consciência, isto é, contida na escissão sujeito-objeto.

16. Como explica Sh. Ueda, o budismo, tanto o dos origens com a doutrina de anattā como o mahāyāna com a doutrina de śūnyatā, rehúsa radicalmente conceber o Ser segundo a categoria de substancialidade, como algo existente idêntico a si mesmo e com o fundamento de seu ser em si mesmo.

17. O budismo zen é reconhecido e vivido filosoficamente como uma contínua prática meditativa, e sobre a noção de jogo recorda-se que não só em Chuang-tzu mas também em Lao-tzu e sobretudo no budismo o jogo é o modo de ser da máxima natureza e liberdade, sendo para o pensamento asiático a expressão mais alta.

18. A propósito da filosofia da Nada ensaiada pela Escola de Kioto sobre a base das tradições extremo-orientais, R. Ōhashi explica que se é verdade que a Filosofia por sua essência é aspiração ao saber, na tradição de pensamento asiático, no Budismo, em Confucio, em Lao-tzu, o saber último caracteriza-se por estar totalmente livre da forma do saber e se realiza como ação.

19. Neste sentido resultam compreensíveis o recíproco interesse e o contato direto entre estes pensadores e Heidegger, em quem, evocado numa espécie de Kōan, o caminho a-porético da questão do Ser se abriu.

20. Em geral, ainda não estamos na meditação se estamos só na consciência, pois a meditação é algo mais, o tranquilo abandono a lo que é digno de ser perguntado.

21. Em Einführung in die Metaphysik, Heidegger diz que o saber avançar expressamente, ao formular a pergunta sobre o ser, até os limites da nada, incluindo-a em tal pergunta, constitui o primeiro passo, o único eficaz, para uma superação real do nihilismo.

22. Nas lições sobre os Grundbegriffe, Heidegger afirma que a nada nunca é um ente, mas a nada se dá, e a nada despliega sua essência, não sendo meramente a ausência ou a falta do ente.

23. A partir de Was ist Metaphysik?, ao profundizar no que apuntava em Sein und Zeit e precisar a terminologia, Heidegger ensaia um repensar radical numa tradução linguística inaudita do conceito de Nichts, chegando a distinguir nichtiges Nichts, a Nada nula, conceito da absoluta ausência, a negação do ser, própria da metafísica e do nihilismo, de nichtendes Nichts, a Nada ativa, a Nada anonadante, raiz.

24. Heidegger, em GA XL, diz que permanência, identidade, subsistência, propor-se, expressam no fundo o mesmo: òv entendido como ousía, e além da interpretação que lhe dá Heidegger, a célebre expressão platônica poderia marcar o recorrido não usiológico da Seinsfrage.

25. É revelador o que diz Heidegger numa nota dos anos trinta: o ser, como a Nada, não pode ser obtido desde uma redução do ente, enquanto o representar e o calcular só alcançam o ente, que respecto ao ser segue sendo o mesmo, por infinitamente grande ou infinitamente pequeno que possa ser.

26. Aqui podemos recordar alguns textos em que Heidegger, por causa de tal decisiva distinção, na expressão das Nichts nichtet, desubstantiviza e desubstancializa a Nichts em nichten, do mesmo modo que desubstantiviza Wesen e verbaliza Sein em Seyn, Welt em welten, Zeit em zeitigen e zeiten, Ding em dingen, Raum em räumen, Spiel em spielen, Sprache em sprechen, Stille em stillen, Ereignis em ereignen, convertendo-os assim em atividades originárias, não predicáveis, de um acontecer sem sujeito nem objeto, expressas com aparentes tautologias que forçam a distinção ocidental sujeito-predicado, de forma parecida a expressões como amanece, mais própria das línguas asiáticas.

27. Em Was ist Metaphysik? lê-se que a nada não nos proporciona o conceito contrário do ente, mas pertence originariamente à essência do ser mesmo, e no ser do ente acontece o anonadar da nada.

28. Em Die Negativität, Heidegger aproxima Lichtung a Nichtung.

29. Em Brief über den Humanismus: o Ser anonada, em quanto a Ser; no Ser, eso-que-anonada é o ter-lugar daquilo que eu chamo Nada.

30. Se é a questão da nada que constitui o núcleo central da confrontação entre os caminhos do pensamento de Heidegger e das tradições orientais consideradas aqui, demonstra-se completamente significativa a insistência com que o próprio Heidegger tem recordado a plena compreensão que seu Was ist Metaphysik? obteve no Japão desde 1930 frente às acusações de nihilismo que recebeu na Europa.

31. Tão totalmente fora de lugar e predecibles devem ter parecido a Heidegger as críticas europeias a Was ist Metaphysik?, como significativo e quizá igualmente predecible lhe pareceu sempre o interesse suscitado no Japão.

32. Nesta série de testemunhos apresentados aqui, também se evidencia uma afinidade entre o intento de Heidegger por desubstancializar e anonadar o Ser e a Nada, segundo um pensar não re-presentativo, e a prática meditativa da insubstancialidade, ou bem poderíamos dizer, a desencia própria do taoísmo e do budismo zen.