14 Sonhador

BOSS, Medard. Der Traum und seine Auslegung. Bern: Verlag Hans Huber, 1953.

As possibilidades de existência do sonhador

A — Ficar assustado em sonhos de choque

1. No estranho sonho de uma urna viu-se a existência de uma sonhadora em suas relações muito variadas com as coisas e as pessoas do mundo onírico, pois originalmente a sonhadora estava completamente absorta numa relação contente com sua agradável sala de jantar e mais tarde no ato de comer seu bife, e finalmente, mesmo no sonho, sua existência apareceu como a recordação, a realização, a imaginação e a intervenção ativa nas coisas de seu mundo, sendo todas essas possibilidades de vida do sonho potencialmente dela também no estado de vigília.

2. Há uma certa classe de sonhos que se distingue pelo fato de que os eventos neles são nada além de repetições exatas de eventos desagradáveis vividos na vida desperta, e esses são os sonhos traumáticos ou de choque.

3. O encaixe de tais sonhos na teoria freudiana da realização de desejos foi particularmente difícil, e sua ocorrência até forçou Freud a admitir que, segundo sua teoria da função dos sonhos, tal repetição de eventos desagradáveis não deveria ocorrer de modo algum, perguntando ele que desejos poderiam ser satisfeitos por uma repetição dessa experiência traumática altamente dolorosa e tendo que se resignar à resposta de que é difícil adivinhar, podendo apenas superar a dificuldade culpando o próprio objeto recalcitrante e não sua teoria dos sonhos, dizendo que o sonho não estava à altura de sua tarefa e que é o trabalho do sonho que aqui falha em sua tentativa de transformar uma memória dolorosa numa realização de desejo.

4. Mas o que os próprios sonhos de choque têm a mostrar, sabe-se de um jovem formado que durante uma excursão de escalada caiu de uma pequena crista, o que lhe causou uma forte concussão e uma grave lesão na coluna, e ele não conseguia se lembrar de ter atingido o chão após a queda, mas em seus sonhos durante as primeiras noites após o acidente ele estava sempre fisicamente envolvido nos eventos na medida em que conseguia se lembrar deles durante a vida desperta.

5. Em seus sonhos ele continuava escorregando da crista vez após vez, exatamente como havia acontecido no dia do acidente, e ele até notava uma pequena planta solitária na rocha que recordava em sua experiência desperta também, e sempre que começava a escorregar no sonho sentia o mesmo medo que havia experimentado nessa fase do acidente real.

6. Durante a Segunda Guerra Mundial presenciou-se um acidente em que vinte e três soldados, viajando num caminhão através de um passo alpino, caíram trinta pés abaixo de um penhasco, e miraculosamente a maioria deles saiu ilesa e mesmo depois permaneceu livre de quaisquer distúrbios físicos ou psicológicos, mas um suboficial, no entanto, morreu imediatamente porque pouco antes de o caminhão disparar sobre a borda da estrada ele havia saltado e sido atirado contra uma parede, ficando morto à beira da estrada com o crânio quebrado, e dois dos soldados sonharam com essa catástrofe todas as noites após o acidente.

7. Ambos a vivenciaram exatamente como a haviam vivenciado na vida desperta, e de fato sustentavam que notavam no sonho detalhes que jamais teriam conseguido lembrar na vida desperta.

8. Em ambos os casos a experiência onírica começou com o trajeto no caminhão que os levava aos quartéis onde obteriam suas licenças de fim de semana, e em todos os sonhos eles se sentiam desconfortáveis desde o início porque o caminhão estava andando a uma velocidade incomum, suspeitando que algo estava errado, e esse sentimento desconfortável concordava exatamente com sua experiência desperta.

9. Então, continuando e repetindo os eventos da catástrofe real em cada detalhe, eles e seus companheiros perceberam que o motorista do caminhão estava tendo dificuldades com os freios, e seu medo aumentava e pensamentos sobre a possibilidade de saltar em movimento alternavam-se rapidamente com medos inibidores sobre os perigos de fazê-lo.

10. Em seus sonhos eles podiam ver a curva acentuada e o caminhão ultrapassando a borda da estrada entre uma pequena capela e uma pequena casinha de transformador, entre as quais havia justamente espaço suficiente para um caminhão passar, e ainda podiam ouvir o crepitar dos arbustos à beira da estrada sendo arrancados, e em grande pânico vivenciavam a queda nas profundezas, e nesse exato momento do sonho ambos os soldados regularmente acordavam com um grito.

11. Imediatamente antes da queda onírica um deles podia ver o suboficial saltando e ficando inerte na estrada enquanto o caminhão passava por ele, o que era exatamente o que havia acontecido, embora conscientemente o sonhador não tivesse captado isso, e o outro soldado sonhava vivida e claramente com as duas construções à beira da estrada, a pequena capela com seu arco aberto e portão na frente e a pequena casinha de transformador com os grandes isoladores um sobre o outro, e esses detalhes oníricos, embora correspondessem exatamente aos objetos entre os quais o caminhão havia disparado para as profundezas, foram trazidos à mente somente através desse sonho traumático.

12. Assim, embora alguns eventos em ambos esses sonhos de choque tenham passado despercebidos no estado de vigília, todos eles podiam de fato ser verificados na vida diária, e nenhum deles foi distorcido.

13. Muitos, se não todos, os choques e catástrofes são repetidos em sonhos tão vivida e realisticamente como nos dois exemplos, e cabe perguntar como se deve entender essa congruência absoluta entre os eventos oníricos e a realidade diária, e talvez se chegue um pouco mais perto de responder a essa pergunta ao saber que dos vinte e três soldados, todos viajando e caindo no mesmo caminhão, vinte e um não tiveram sonhos de choque, pois obviamente tinham os pés tão firmemente plantados no chão que puderam imediatamente se levantar sobre eles.

14. No entanto, ter os pés firmemente plantados no chão geralmente significa lançar fora todos os pensamentos tolos e medos do perigo e da morte quando tudo saiu bem, e isso pelo menos é o que os próprios soldados contaram, pois todos reagiram da mesma maneira e todos continuaram como se nada tivesse acontecido, e assim, imediatamente após a catástrofe, teve-se o quadro grotesco de todos aqueles soldados não gravemente feridos saindo loucamente do desfiladeiro como formigas excitadas.

15. Completamente indiferentes a tudo o que acabara de acontecer, seu único desejo era correr para o trem que os levaria ao destino de fim de semana, e o médico do regimento teve a maior dificuldade em segurar mesmo alguns deles para um exame, e aqui não havia questão de sua urgência ser devida a um desejo de correr de volta para uma mãe protetora, pois a maioria deles estava correndo para distrações de um tipo completamente diferente.

16. Sabe-se de apenas dois desses vinte e um soldados que não tiveram sonhos de choque nem tentaram encobrir seu pavor mortal por uma fuga para a atividade cotidiana, e uma dessas exceções era um homem profundamente religioso que não precisava recuar diante da certeza da morte porque estava seguro em sua fé, e o outro ao longo de anos de reflexão filosófica havia olhado o problema da vida e da morte tantas vezes e tão de perto que aprendera a lidar conscientemente com esse medo.

17. Os dois soldados que depois sofreram de sonhos de choque eram pessoas que estavam a meio caminho entre essas duas exceções e as pessoas saudáveis do cotidiano, pois já não conseguiam gerenciar a fuga do medo da morte por um mero retorno à vida cotidiana e ainda não haviam aceitado o fato de que a certeza da morte era um fator inescapável de suas vidas ou aprendido a olhar a morte como parte de sua história de vida.

18. É por essa razão que a tremenda repentinidade da queda, arrancando todos os véus deles e forçando neles o conhecimento da transitoriedade de sua existência, produziu um medo ainda maior, e seu pavor foi tão terrível que literalmente os chocou para fora de si mesmos e os lançou num medo de pânico.

19. Como estavam assim sacudidos para fora de si mesmos e em extrema ansiedade, objetos e pessoas cotidianos apenas lhes permitiam manter um apoio em si mesmos enquanto estavam acordados, mas seus sonhos traíam que de fato eles não estavam de modo algum em si mesmos, mas fora de si com pânico, e como vítimas desse estado de pânico somente o mundo do desfiladeiro ameaçador e envolvente podia se revelar a eles.

20. Enquanto esses dois soldados precisavam de ajuda externa para encontrar o caminho de volta a si mesmos, os sonhos do jovem formado mostram que ele já havia começado a se defender contra tornar-se vítima dos eventos que vivenciara na vida desperta, pois nos primeiros sonhos de choque ele já havia feito um esforço em direção a uma renovada autodescoberta e autodeterminação.

21. Sempre que começava a escorregar da crista e sentir medo, ele dizia a si mesmo que o acidente ainda não havia acontecido de fato e que ainda poderia ser evitado, e por essa razão ele exercia toda a sua força de vontade para atrasar o momento de começar a escalada onírica e para buscar desesperadamente uma alternativa que não levasse a um acidente.

22. Esse retardamento do tempo estava claramente ligado à ideia de atrasar os ponteiros de seu relógio, e seus esforços oníricos, tão expressamente dirigidos a apagar esse sentimento de ser vítima do evento desastroso e a encontrar um caminho para uma nova autodeterminação, logo foram coroados de sucesso, e pouco depois esse sonho de choque cessou espontaneamente, admitidamente apenas para ser substituído por sonhos de choque de um tipo muito mais leve.

23. Nesses ele repetidamente escorregava numa casca de laranja, pois na vida desperta ele havia pisado numa por acidente justamente quando deixava o hospital pela primeira vez, o que o assustara consideravelmente já que ainda estava engessado e uma queda poderia facilmente ter consequências muito graves, e essa repetição onírica do acidente menor regularmente ocorria com a mesma precisão que a mais séria.

24. Se esses sonhos de choque de escorregar ainda mostram um sentimento bastante involuntário e ansioso de ser vítima de circunstâncias externas destruidoras da vida, a fase final de seu sonho de choque original aponta para um modo de comportamento bastante oposto, pois nele o sonhador é capaz de um querer muito enérgico por um fim determinado.

B — Comportamento volitivo decisivo nos sonhos

1. Como o comportamento volitivo no sonho traumático do jovem formado, o igualmente inequívoco ato de querer da sonhadora no estranho sonho da urna é difícil de explicar pelos métodos costumeiros de interpretação dos sonhos, e a maioria dos psicólogos do sonho concorda com as afirmações de L. Binswanger mencionadas anteriormente, nas quais o sonhar ainda é considerado como uma entrega passiva a um fluxo de imagens e o sonhador um mero brinquedo inconsciente da vida, uma mera função vital sem espírito ou história espiritual.

2. E. Fromm, seguindo Bergson, considera que sonhar é a condição do homem em que ele nada quer, enquanto vigília e querer são uma e a mesma coisa, e mesmo na linguagem popular um sonhador é alguém que deixa a vida passar em breves arrebatamentos, mas se formos sem preconceitos veremos que essas afirmações provam ser generalizações derivadas de apenas um tipo de sonho, pois vez após vez encontramos sonhadores que decidem intervir no curso dos eventos e que executam suas decisões com a maior consistência.

3. Por exemplo, um estudante de vinte e cinco anos relatou o seguinte sonho: estou em nossa antiga casa com minha governanta, que agia como minha mãe, posso ver um riacho fluindo em círculos em nosso jardim, e meramente exercendo toda a minha força de vontade, e sem quaisquer ações físicas de minha parte, consigo levar o riacho para fora de seu antigo leito e assim curvar seu curso de modo que ele possa fluir para longe do jardim, tendo que exercer minha vontade ao máximo e constantemente, pois assim que paro de querer o riacho tenta retornar ao seu antigo leito.

4. Esse era o sonho de um jovem que vinha sofrendo de neurastenia cada vez mais grave ao longo de muitos anos, e embora parecesse a imagem da saúde e possuísse grande força de vontade, até o menor esforço físico ou mental produzia tal fadiga que insônia, colite e exaustão apareciam com grande intensidade, e apesar de sua inteligência mais que mediana ele era portanto forçado a adiar seus exames universitários há muito atrasados, o que levou o paciente extremamente ambicioso quase ao desespero e ao suicídio.

5. No entanto, pouco depois de esse sonho ter revelado a ele seu estado real, ele conseguiu passar nos exames com distinção e sem qualquer esforço especial, e o sonho havia sido capaz de lhe ensinar, e ele foi atingido por ele como que por um raio, que ele havia sido total e completamente detido em seu estágio infantil de vida e que estava sempre andando em círculos, e ele viu que toda a sua energia havia sido consumida por suas tentativas incessantes de se opor à atração dessas atitudes infantis de vida e de direcionar a corrente de suas energias para o mundo exterior, e assim ele não tinha força restante para agir e pensar no mundo em geral.

6. Não há dúvida de que esse fenômeno onírico mais uma vez confronta o pensamento psicológico com o triplo perigo do qual se falou tantas vezes antes, mas deseja-se apontá-lo mais uma vez e assim poupar o trabalho de distinguir a abordagem própria da de todos os outros psicólogos do sonho em cada uma das muitas ocasiões que se terá de discutir outros sonhos nesta parte do livro, que afinal só se ocupa das diferentes possibilidades da vida do homem nos sonhos.

7. Esse sonho poderia facilmente ter enganado numa interpretação no plano objetivo, na qual o riacho circular que encerra o sonhador teria se tornado o símbolo do útero materno, e com a mesma facilidade poderia ter se prestado a uma interpretação no plano subjetivo, que teria sustentado que a estagnação psicológica interna do sonhador havia aqui sido projetada no símbolo do caminho inalterável do riacho correndo ao redor do jardim parental guardado pela governanta.

8. Finalmente poder-se-ia interpretá-lo, igualmente de modo errôneo, pela abordagem de L. Binswanger, que teria visto no riacho circular uma expressão ou reflexo da direção circular de sentido na qual a existência do sonhador estava envolvida.

9. Na realidade o próprio fenômeno onírico nem justifica a suposição de qualquer simbolização de um objeto externo, nem a de uma projeção de condições internas subjetivas, nem ainda a de uma expressão ou reflexo de uma direção existencial, e antes nos revela nada mais do que o fato de que toda a existência onírica do paciente era uma de firme resolução de levar o rio para fora de seu caminho circular usual.

10. Sua inteira existência era nada além dessa relação especial com a coisa onírica, e à luz de sua disposição infantil esse mundo podia se mostrar como um mundo marcado por nenhuma outra coisa onírica senão a casa parental e a governanta, e a partir desse esforço resoluto de fazer o rio fluir por um caminho reto ele podia entender seu próprio esforço debilitante em direção ao progresso na vida, mas como seus esforços eram apenas de natureza volitiva, ambiciosa e supercompensatória, eles estavam fadados a naufragar nas rochas de sua infantilidade fundamental.

11. Nos sonhos as pessoas às vezes mostram uma resolução surpreendente, embora durante o dia não saibam bem o que está acontecendo com elas já que se permitem derivar e cair presa de seus respectivos humores, e assim uma mulher que na vida desperta era completamente irresoluta conseguiu no entanto num de seus sonhos saltar do telhado de uma casa para jogar um cobertor de lã sobre seu marido cujas roupas estavam em chamas, e mesmo no próprio sonho ela se surpreendeu com sua própria coragem e sua resolução incomum, percebendo enquanto saltava que em toda a sua vida desperta ela nunca havia agido com tanta bravura.

C — Comportamento reflexivo nos sonhos

1. A possibilidade de refletir sobre si mesmo nos sonhos, de contemplar, recordar e rememorar, da qual se obteve um vislumbre no sonho do salto, contradiz completamente a ideia usual de que em seus sonhos o homem é um mero fantoche e completamente passivo, e por exemplo a sonhadora em outro sonho refletiu sobre sua liberdade de vontade.

2. Ela sonhou que era uma noite de luar, que estava num pátio no meio do qual havia um estábulo, disfarçada de mulher turca com o cinto e os sapatos adornados de ricas joias, carregando uma corrente de ouro na mão e descendo os degraus do estábulo para o pátio onde tinha um encontro com um homem, e ela sabia que era um homem de aparência grosseira, forte e russo, e não gostava de nada nele mas ele a atraía irresistivelmente e magicamente.

3. Enquanto descia os degraus e olhava a corrente de ouro em seu braço ela pensava que talvez seu marido estivesse certo quando dizia que não há liberdade de vontade, que tudo é destino, que se é forçado a agir de uma certa maneira e somente dessa maneira mesmo que seja contra a própria vontade, e então se perguntava se era talvez assim porque sua própria vontade e sua própria resolução foram quebradas durante a primeira infância por sua mãe voluntariosa, e reunindo toda a sua força física ela subitamente se recompôs e exerceu sua vontade para voltar atrás e deixar esse homem ao seu destino.

4. A sonhadora acrescentou que era de pensar que ela dissesse não a um homem que a fascinava eroticamente, pois nunca havia conseguido fazer isso em toda a sua vida.

D — Imaginação e visão nos sonhos

1. Assim como a abordagem costumeira nega a possibilidade de uma intervenção resoluta nos eventos do sonho, também nega a possibilidade de imaginação no sonho, alegando-se que o sonho imediatamente transforma pensamentos em imagens visuais, mas essa afirmação já se mostrou inconsistente com o estranho sonho da urna no qual a sonhadora vividamente imaginou uma invasão russa.

2. Existir como se imaginando com coisas e pessoas, isto é, em memórias imaginárias, realizações e predições, é ilustrado pelos sonhos seguintes, e um homem de meia-idade preocupado na vida desperta em avançar muito além do nível que havia atingido sonhou que admirava a vista de uma montanha coberta de neve do fundo de um vale.

3. Ele relata que havia cerca de dez deles e um guia de montanha, que estavam falando de escalar a montanha coberta de neve que ficava atrás, uma montanha muito difícil de fato, e no sonho ele recordava que havia escalado a montanha menor anteriormente, podendo lembrar dessa escalada quase passo a passo e muito vividamente, e podia imaginar cada apoio e cada passagem no caminho.

4. Ele então se perguntava se era capaz de escalar a montanha mais difícil com seus perigos muito maiores, pensava em todos os prós e contras e não conseguia se decidir, e então o guia começou a falar entusiasticamente sobre a escalada, e ele mesmo começou a se sentir muito animado, absorvendo cada palavra do guia, e em sua imaginação já estava no futuro e sentia como seria escalar a montanha ele mesmo.

5. Outro sonhador foi informado em seu sonho de que um amigo tido como perdido havia retornado da Rússia, e o sonhador lembrava que havia instilado falsas esperanças nos pais desse amigo por muitos anos e lhes dissera com má consciência que seu filho ainda estava vivo, embora ele mesmo já não acreditasse em sua história.

6. O relato do sonho continua dizendo que agora ele via que havia sido justificado, mas então imaginava o futuro e como seu amigo o ofuscaria em conhecimento uma vez que tivesse compensado sua perda, e em sua imaginação onírica ele já podia ver como eles começavam uma luta competitiva que duraria toda a vida.

7. Então novamente um jovem colega que nunca havia vivenciado nada semelhante em sua vida desperta teve uma verdadeira visão num de seus sonhos, o que aconteceu quando no curso de sua análise didática emergiram atitudes e padrões de comportamento previamente disfarçados e vagamente femininos.

8. Em seu sonho ele estava com sua irmã, que havia morrido alguns anos antes, e agora ela não era apenas sua irmã mas também sua namorada, e estando perto dela ele subitamente notou um buraco negro no ar, na altura dos olhos e bastante próximo dele, e esse buraco não era meramente vazio, pois sua escuridão começou a se mover, a ferver e a girar, e se ele continuasse olhando, acrescentou o sonhador, ficaria bastante assustado, pois o buraco parecia sugá-lo para dentro de si.

9. Enquanto sua irmã e as outras coisas oníricas eram vivenciadas como realidades físicas e corpóreas, ele estava ciente ao longo do sonho de que o buraco era uma visão ou uma ilusão, e embora o visse com seus próprios olhos estava convencido de que não conseguiria tocá-lo, e essa distinção e a descrição do fenômeno são tanto mais confiáveis quanto esse sonhador era um colega psiquiatra altamente qualificado.

E — Pensamento consciente nos sonhos

1. Tanto o sonho sobre a possibilidade de reconstruir uma garagem para servir de esconderijo dos russos quanto a autorreflexão da sonhadora que pensou sobre a liberdade de vontade demonstram que na vida dos sonhos é possível existir no modo de ser com as coisas e as pessoas em pensamento.

2. Há evidências para a visão de que esse modo distintivo de viver ocasionalmente supera o do pensamento desperto, e sabe-se por exemplo que o filósofo Karl Leonard Reinholdt admitiu livremente que a ideia principal de uma dedução lhe veio bastante clara num sonho depois de ele ter lutado com o conceito por muitas semanas e tentado sem sucesso modificá-lo.

3. Herbert Silberer conta de um aluno de treze anos que recebera de seu professor um problema de geometria muito difícil, e o aluno foi para casa, desenhou, construiu e pensou por muito tempo sem alcançar nada, e mesmo depois do jantar e na cama ele ainda pensava nisso até finalmente ser vencido pelo sono, e então teve um sonho e na manhã seguinte relatou que dormiu mal porque ainda pensava nesse problema até que subitamente conseguiu fazer uma construção na qual, traçando paralelas à hipotenusa de cada triângulo, obtinha três paralelogramos nos quais a diagonal de um era parte da solução.

4. Ele continua dizendo que ainda no sonho traçou outra diagonal e a prova facilmente seguiu de um teorema que havia aprendido anteriormente, que sabe que depois disso conseguiu dormir em paz, e que ao ser acordado pela manhã podia ver todo o desenho diante de seus olhos, e pulou rapidamente da cama e antes de se vestir desenhou tudo de uma só vez.

5. Ainda mais conhecida é a experiência do químico Kekulé, que atribuiu sua descoberta da estrutura em anel do benzeno a uma fantasia onírica, descrevendo que novamente os átomos estavam fazendo malabarismos diante de seus olhos, que seu olho mental, aguçado por repetidas visões de um tipo semelhante, podia agora distinguir estruturas maiores de diferentes formas e em longas cadeias, muitas delas próximas umas das outras, e que tudo estava se movendo de maneira serpentina e retorcida.

6. Subitamente, o que era isto, uma das serpentes agarrou sua própria cauda e toda a estrutura estava zombeteiramente se retorcendo diante de seus olhos, e como se atingido por um raio ele acordou, e é por essa razão que Kekulé concluiu seu relatório à Convenção do Benzol de 1890 com as palavras de que se deveria aprender a sonhar e então talvez se pudesse encontrar a verdade.

7. Outro testemunho cuja confiabilidade está além da menor dúvida contou que duas vezes em sua vida construiu em seus sonhos um novo tipo de máquina de cigarros como nunca havia visto na vida desperta, notando tudo tão claramente que até observou as pequenas gotas de óleo nos mancais, examinando o mecanismo muito cuidadosamente para lembrar cada detalhe, e em ambas as ocasiões foi direto ao seu escritório após acordar para fazer o desenho mais exato possível da máquina, e ambas as máquinas provaram ser invenções muito úteis.

8. Uma mulher teuto-suíça que não sabia falar muito francês uma vez sonhou com uma colisão com um motociclista francês que, enquanto ela estacionava, danificou seu para-lama dianteiro, e ela queria repreendê-lo por sua falta de jeito mas mesmo no sonho achou extremamente difícil já que não conseguia pensar em expressões francesas adequadas nem organizá-las em frases mais ou menos gramaticalmente corretas, e ao relatar esse sonho ela se queixou de modo bastante espontâneo do grande esforço de pensamento que precisara para repreendê-lo, e naturalmente seu mau humor contra esse francês desajeitado tinha suas boas e suficientes razões, mas não é preciso discutir isso aqui pois esse sonho é citado apenas como mais uma ilustração da possibilidade de reflexão mental nos sonhos.

9. Uma mulher de trinta anos sonhou que um monge franciscano que havia viajado pelo mundo como pregador itinerante e aprendido tudo o que havia para saber retornara ao seu mosteiro porque seus dias na terra estavam contados.

10. Ela relata que estava nesse mosteiro cuidando dele, que ele jazia em sua cama e tinha um rosto muito espiritual, que o quarto era acolhedor e iluminado pelo brilho dourado do sol poente, e que ela pediu ao monge que lhe contasse a verdadeira relação entre o homem, a verdade e Deus, dizendo-lhe que sabia de sua onisciência e que sentia que ele poderia lhe contar.

11. Ele respondeu que o que nós homens víamos e imaginávamos como realidade e verdade era uma mera fabricação de nossos próprios desejos e instintos, era um adereço de palco que escondia, distorcia e diminuía a verdade divina dentro de nós, e depois de dizer isso ele morreu.

12. Na época desse sonho essa mulher havia sido espiritualmente e emocionalmente cega na vida cotidiana, com seus interesses limitados ao que era de uso prático, mas em seu sonho ela tinha a grande clareza e riqueza de pensamento geralmente encontradas apenas no caso de um homem espiritual muito viajado no fim de sua vida como a essência de sua reflexão de toda uma vida sobre a verdade.

13. Só porque ela já havia participado disso enquanto sonhava o monge pôde aparecer em seu mundo onírico, e aqui ela antecipou a experiência de toda a sua vida e assim só suspeitou vagamente da verdade contida no sonho depois de acordar para sua existência diária muito menos receptiva.

14. O esforço de refletir sobre os objetos oníricos ocasionalmente leva a resultados e iluminações cuja imensa significância é plenamente percebida no próprio sonho, e é verdade que depois de acordar essas descobertas oníricas muito frequentemente decepcionam e podem parecer bastante extraordinariamente triviais, e muitas pessoas veem aqui uma prova especialmente convincente de que os poderes de pensamento e julgamento do sonhador estão enfraquecidos.

15. No entanto vale a pena examinar muito cuidadosamente esse alegado abaissement du niveau mental e não se contentar com uma mera aparência externa, pois desde o início do estudo detalhado dos sonhos nunca se encontrou um único caso em que o julgamento onírico do que é bom e correto não tenha provado ser plenamente justificado, admitidamente é preciso tentar entender as coisas descobertas ou criadas no sonho em sua plena essência e acautelar-se contra o costumeiro processo inconsciente durante a vigília de reduzi-las a meros objetos úteis.

16. Por exemplo, uma mulher de trinta e seis anos sonhou que o pai de um cientista estava visitando-a, e a sonhadora disse que esse homem era um conhecido professor de física que havia se tornado completamente rígido, um verdadeiro aleijado, e além disso era muito velho, e no sonho ele só conseguia cambalear para trás como se sofresse de parkinsonismo avançado e ficava caindo, e ainda era muito inteligente e crítico, e até o ano anterior suas aulas tinham sido excelentes mas nenhum dos estudantes jamais aparecia pois suas aulas haviam sido impressas há muito tempo e ele as repetia todos os anos sem mudar uma palavra.

17. Suas aulas eram excepcionais mas eram sempre as mesmas, e durante cada lição de física ele sempre repetia a estranha frase de que se houvesse uma porta ali ele sairia para o ar livre, e essa frase pareceu à sonhadora ter uma significância abaladora do mundo, mas depois de acordar pareceu-lhe inteiramente sem sentido, estúpida e irrelevante.

18. Durante sua vida desperta essa sonhadora era uma intelectual bluestocking, muito superior a todos os seus colegas e muito orgulhosa de seu conhecimento e de sua habilidade técnica, e havia reduzido sua vida a essa única possibilidade de reflexão científica sobre as coisas, e durante a vida desperta não tinha ideia dos efeitos aleijantes de tal existência, considerando essa relação com o mundo como a única possível e correta.

19. Em seu sonho ela aprendeu a verdade com o professor, e coexistindo com esse cientista ressecado ela ainda estava dentro de seu mundo puramente racional e intelectual, mas com o velho aprendeu que sua atitude era uma que estava fadada ao fracasso, que era sem esperança e restritiva e levava não à liberdade real mas apenas à intelectual, e no entanto o fato de ela ter se tornado consciente da porta foi de vital e espantosa importância para ela, pois dessa consciência dependia sua escolha entre neurose séria e cura.

20. É verdade que se a porta onírica for considerada como um mero objeto isolado com propriedades dadas, então a afirmação do professor está fadada a parecer sem sentido e insignificante, mas a porta real do sonho, a porta na parede do auditório à qual o professor de física aludiu numa frase aparentemente idiota, é dotada de significados muito ricos, pois um de seus lados aponta para o auditório e assim para toda a distorção previamente inerte e de fato maligna da própria vida da sonhadora.

21. Foi no auditório que toda a sua existência passada se desenrolou e foi parte dessa esfera de relações puramente intelectuais, mas uma porta não está ali meramente para ser fechada, ela também nos convida a abri-la, e neste último caso ela se torna o entre, torna-se um limiar e uma transição para outro mundo, convidando a sair para a rua onde se pode encontrar coisas e pessoas de maneiras bastante outras e mais plenas do que num auditório.

22. Em seu sonho essa mulher tornou-se consciente de sua filosofia particular muito antes de fazê-lo na vida desperta, e na vida desperta ela naturalmente se considerava uma jovem completamente emancipada, mas uma vez sonhou que estava vivendo numa época em que a sexualidade ainda não havia sido inventada, e somente as camadas superiores da sociedade sabiam dela embora alguns livros sobre o assunto já tivessem aparecido, e as classes baixas apenas sentiam algo vagamente sem realmente saber nada a respeito, e ela viu um jovem do povo sexualmente excitado e inconsciente do que estava acontecendo com ele, sentindo apenas muito nebulosamente que algo havia mudado.

23. Em seus sonhos ela já se entendia, ainda que apenas através de outras pessoas e coisas, como uma mulher que tinha apenas um conhecimento muito superficial das relações sensuais e instintivas entre as pessoas, e no fundo suspeitava vagamente do que estava acontecendo quando sua sexualidade era despertada, e mesmo essa capacidade de suspeitar ela só havia conseguido obter através de longo trabalho analítico, devendo-se apenas à análise o conhecimento vago que ela tinha na vida desperta de que ela mesma já havia mudado muito.

F — A capacidade de contar mentiras nos sonhos

1. Um homem pode esconder a verdade de si mesmo e dos outros em seus sonhos, podendo então cometer erros ou estar agudamente ciente ao longo do sonho de que está mentindo, e por exemplo uma jovem sonhou que estava discutindo com seu marido porque ele a repreendia por chegar em casa tarde demais.

2. Ela se defendeu contando-lhe em grande detalhe o que ela e sua amiga haviam feito na noite anterior e que o filme tinha sido tão interessante que sentiram que precisavam ir a um café para discuti-lo depois, e toda essa história foi inventada do começo ao fim, e em seu sonho ela estava plenamente consciente, o que de modo algum correspondia à realidade da vida desperta, de que não havia saído com sua amiga mas tivera um encontro com um namorado.

3. No sonho ela conseguiu mentir tão bem que até chorou e assim convenceu seu marido, e bastante satisfeita com o sucesso de seu engano ela acordou e ainda pôde encontrar algumas de suas lágrimas de crocodilo em suas bochechas.

G — Erros inconscientes nos sonhos

1. Além das mentiras conscientes o homem também pode cometer erros inconscientes no sentido freudiano, e assim um homem sonhou que estava passando suas férias numa fazenda longe de sua casa, e tudo ali era incomum, pessoas e animais eram de excepcional vitalidade, e o maior prazer do sonhador era simplesmente poder estar ali.

2. Então, no entanto, as férias acabaram e ele estava no trem que o levaria para casa, infeliz por retornar, e em seu sonho, correspondendo à realidade de seu mundo desperto na época, sua relação com sua esposa havia se tornado completamente fria, e em casa os dois parceiros casados estavam completamente entediados um com o outro.

3. Quando o trem se aproximava de sua cidade natal o sonhador foi tomado por uma fadiga irresistível e um sentimento de cansaço, e disse a si mesmo em seu sonho que tudo o que precisava agora era adormecer por engano e perder W, a estação ferroviária de sua cidade natal, e depois de um tempo descobriu com grande irritação que de fato havia adormecido no trem, pois ao abrir os olhos ainda no sonho descobriu que o trem estava passando por uma parte completamente estranha, provavelmente bem além de sua cidade natal, e no sonho ele imediatamente percebeu o grande trabalho que seria encontrar o caminho de volta para casa.

H — Apreciação artística nos sonhos

1. Não é apenas por meio da reflexão intelectual e da avaliação científica e filosófica dos objetos que se pode existir nos sonhos, pois também se pode existir como pessoas artisticamente apreciativas e criativas, e quando por exemplo Ludwig Tieck conheceu as pinturas de Correggio não conseguia entender por que as pessoas as elogiavam tanto e tentou muito entendê-las.

2. Então ele sonhou que estava numa galeria e que o próprio mestre se aproximou dele e lhe falou as palavras de que não era ele um homem estúpido por não reconhecer o que é excelente, e em seguida o levou a uma de suas pinturas e lhe revelou sua beleza, e Tieck acordou e, cheio desses pensamentos, mal podia esperar até que a galeria abrisse.

3. Ele imediatamente foi até uma das pinturas de Correggio que o deslumbrou com seu brilho, seus olhos haviam se aberto e a partir daquele momento ele foi o maior admirador de Correggio, e o compositor Giuseppe Tartini disse que sua Sonata do Diabo era um fraco reflexo de uma melodia que ele havia ouvido Satanás tocar num sonho.

I — Avaliação moral nos sonhos

1. Geralmente se pensa ainda mais alto das decisões morais do homem do que de suas realizações intelectuais e artísticas, e os problemas morais também não são de modo algum estranhos ao homem que sonha, e assim uma mulher de meia-idade teve o seguinte sonho: tenho que guardar sete animais carnívoros gigantescos numa sala, tigres e panteras, todos com magníficos dentes brancos, e a princípio uma pantera muito grande mas jovem me ataca por trás e morde minhas pernas como que brincando.

2. Ao mesmo tempo tenho que me concentrar nos maiores tigres olhando-os diretamente nos olhos para enraizá-los no lugar, e não tenho tanto medo dos animais em si mas receio não conseguir manter a concentração, que minha força de vontade enfraqueça se tiver que manter os animais sob controle o dia inteiro, e não posso baixar o olhar por um único segundo pois então não conseguiria mais impor minha vontade a eles, e sinto uma grande responsabilidade moral pois se deixar os animais escaparem eles não apenas me comerão mas também os muitos visitantes do zoológico que estão do lado de fora.

3. Essa mulher era uma sul-europeia temperamental cujos instintos eram de fato semelhantes aos de um animal voraz, e depois de seu casamento ela tentou de todas as maneiras levar uma vida mais moral e se tornar uma boa dona de casa suíça, e em sua vida desperta, assim como em seus sonhos, ela tinha medo do que aconteceria à sua família se desse rédea solta aos seus instintos, e além disso sentia uma verdadeira obrigação moral de se controlar pelo bem de sua família, e portanto na vigília como no sonho sua existência consistia em grande parte em se defender moralmente e banir o bestial nela.

4. Um psicoterapeuta uma vez sonhou que acabara de saber que Stalin dera ordens de marcha às suas tropas para uma invasão da Europa, e ao mesmo tempo esse Stalin era seu paciente, justamente deitado diante dele no divã do analista, e ele não se parecia exatamente com Stalin, só sua constituição era característica de Stalin, e ele simplesmente sabia que era Stalin.

5. No entanto seu rosto tinha, além do bigode de Stalin, a expressão inconfundível do atual Papa, e a voz um tanto áspera de seu paciente lembrava-o muito bem de um professor brutal que tornara seus primeiros anos escolares tão amargos e insuportáveis.

6. Como esse perigoso Stalin agora jazia diante dele, ele subitamente percebeu que tinha uma chance única de prevenir o terrível sofrimento que uma invasão da Europa traria em seu rastro, que poderia prevenir tudo simplesmente se lançando sobre o Stalin prostrado e o apunhalando até a morte, e ele podia ver claramente um punhal forte na gaveta de baixo de sua escrivaninha.

7. Mas sua consciência começou a lhe picar, e ele se perguntava se seria correto prevenir um infortúnio e um crime tornando-se ele mesmo culpado de um crime, mesmo que apenas do assassinato de um grande criminoso, e esse problema moral o torturou por algum tempo, e ele estava mais fortemente consciente de sua tremenda responsabilidade e sofria os mais agudos escrúpulos de consciência, ficando tão excitado que acordou suando e com violentas palpitações.

8. Esse encontro onírico com Stalin tem o caráter de um veemente argumento moral, e toda a existência do sonhador está completamente concentrada na relação que um ditador tem com os oprimidos, e por causa disso todos os opressores de seu passado se fundem no mundo onírico numa única figura.

9. O Papa é parte dela porque esse sonhador em sua juventude foi amargamente atormentado por um sacerdote patologicamente sádico, e é por isso que até a época desse sonho ele não desejava reconhecer qualquer distinção entre o catolicismo e os métodos comunistas.