4.5 Corporeidade

AHO, Kevin. Heidegger’s neglect of the body. Albany: SUNY Press, 2009.

Prelúdio a uma Teoria da Corporeidade

1. Ao avançarmos para os capítulos conclusivos, sugere-se que o fato de o corpo desempenhar um papel derivado e ôntico no programa de Heidegger não significa que Heidegger falhe em fazer uma contribuição significativa para as teorias da corporeidade.

2. Como vimos, Heidegger reconhece que o corpo humano pertence tanto à terra quanto ao mundo, e, como seres materiais e terrestres, habitamos um sexo específico, temos uma assinatura neurológica, hormonal e esquelética única e somos capazes de certos tipos de movimentos, gestos e sons fisiológicos.

3. Como seres mundanos, nossos atributos corporais são tornados significativos através de nosso engajamento numa situação sócio-histórica compartilhada, e, nesse sentido, nossos gestos, movimentos e expressões corporais sempre pertencem a um pano de fundo cultural de atos e práticas vividos.

4. Traços de nosso mundo e história estão inscritos no corpo em nossa postura e marcha, nas várias dores e incômodos que carregamos e nas ansiedades que nos dominam, e o corpo, nesse sentido, é mais que um envoltório dérmico encapsulado que abriga órgãos, ossos e sangue.

5. O corpo é sempre ek-stático, ultrapassando os limites de sua própria pele na medida em que já está moldando e sendo moldado pelo mundo, e, nos capítulos finais, esse insight será explorado à luz dos escritos tardios de Heidegger sobre a tecnologia moderna.

6. Nesses escritos, Heidegger oferece uma análise inovadora da vida numa era acelerada e superestimulada, onde, quanto mais tentamos quantificar, dominar e controlar entes, incluindo nossos próprios corpos, mais somos fechados à abertura ontológica que oferece outras possibilidades para o Dasein.

7. As consequências da visão de mundo moderna são duplas, e, primeiro, nossa compreensão cotidiana se torna mais contraída e estreita à medida que os entes aparecem exclusivamente como recursos a serem gerenciados, consumidos e produzidos.

8. Segundo, esse modo de ser apressado e instrumental falha em nos preparar para os humores fundamentais de ansiedade e tédio que nos lembram da fragilidade e finitude da condição humana.

9. Como resposta a essa visão de mundo, exploraremos o papel que a habitação leiser e festiva desempenha no pensamento de Heidegger como um modo não instrumental de ser que tem o potencial de nos libertar dos ciclos de ocupação tecnológica e de nos dar uma abertura para enfrentar e preservar o abismo impressionante que subjaz ao nosso próprio ser.

10. Antes de prosseguir, é importante notar que estarei referenciando os escritos tardios de Heidegger, começando com Contribuições à Filosofia de 1936-38, mas essas referências permanecerão dentro do horizonte da análise anterior de Heidegger do ser-no-mundo cotidiano.

11. Muito se fez a respeito do giro no pensamento de Heidegger em meados da década de 1930 para longe do projeto de Ser e Tempo, e esse projeto, como vimos, começa com a análise existencial do Dasein ôntico para ganhar acesso às estruturas ontológicas que, tomadas em conjunto, constituem o evento temporal ou clareira que torna possível qualquer compreensão dos entes.

12. Essa abordagem transcendental, como Heidegger deixa claro na “Carta sobre o Humanismo”, falha em superar a tradição metafísica ocidental, porque ainda está presa na linguagem da metafísica, empregando conceitos objetificantes e neokantianos como transcendência, horizonte e condição de possibilidade.

13. Embora Heidegger distinga claramente o ser, entendido como a emergência do significado, dos entes, entendidos como entidades, o objetivo do projeto inicial ainda é identificar o fundamento metafísico que dá significado aos entes.

14. O resultado é uma tendência a representar o que é ontológico, a saber, o significado do ser, em termos de um objeto, reificando o acontecimento ou evento do ser como um ente, como algo ôntico, isto é, um horizonte, uma clareira ou um aí.

15. A linguagem de Ser e Tempo, nesse sentido, é incapaz de pensar o desdobramento histórico e temporal do ser como tal, o que Heidegger mais tarde chamará de pensamento histórico-do-ser, porque ainda é demasiado devedora de uma tradição representacional que objetifica o ser.

16. Em suas Contribuições à Filosofia, Heidegger descreve essa falha anterior dizendo que em Ser e Tempo apreendemos o ontológico, mesmo como condição para o ôntico, ainda apenas como um adendo ao ôntico, e, por essa abordagem, o próprio ser é aparentemente ainda feito um objeto, e o oposto mais decisivo disso é atingido que o curso da questão do ser já abriu para si mesmo.

17. Após o giro, o objetivo de Heidegger é pensar a ocorrência histórica do ser como tal, sem a análise representacional dos entes humanos, o que significa que a representação da transcendência em todo sentido deve desaparecer.

18. Essa mudança requer um salto, ou deixar ir, de toda linguagem objetificante, e ocorre não por um ato subjetivo de livre arbítrio, mas por uma necessidade tornada possível pelo movimento histórico do próprio ser.

19. Reconhecendo a significância do giro, é importante para o leitor saber que minha tentativa de apropriar uma teoria da corporeidade de Heidegger nos capítulos conclusivos deve ser lida primariamente como um suplemento à analítica existencial do Dasein.

20. Assim, mesmo que eu esteja me referindo a escritos após o giro, essas referências são usadas apenas para fortificar o relato heideggeriano do ser-no-mundo cotidiano, e isso também resultará numa mudança no tom do livro, para longe da análise textual cerrada dos escritos e preleções de Heidegger para uma leitura mais ampla e interdisciplinar que traz a questão da agência corporificada em Heidegger para conversar com a teoria social crítica, a medicina e a psicoterapia.

21. O objetivo aqui é ver que, embora a questão da natureza corporal do Dasein seja ôntica e preparatória, derivada de uma questão mais profunda e ontológica, a saber, a questão do significado do ser em geral, o relato de Heidegger da existência na era da tecnologia global fornece uma abertura frutífera através da qual podemos explorar como o corpo é formado e deformado por seu engajamento no e com o mundo.