====== 1 Redução ====== //LUIJPEN, William. Phenomenology and Humanism. A primer in existential phenomenology. Pittsburgh: Duquesne University Press, 1966// **[Introdução: a fenomenologia e a acusação de "renegação da ciência"]** A fórmula de Merleau-Ponty segundo a qual a fenomenologia seria a "renegação da ciência" (disavowal of science; désaveu de la science) gerou equívocos persistentes, cuja responsabilidade recai em grande parte sobre os próprios fenomenólogos, que não esclareceram suficientemente sua relação com as ciências. * Tomada ao pé da letra, a fórmula parece reduzir a fenomenologia a mistificação da realidade ou a nova forma de misticismo filosófico, acusação predominante entre seus críticos. * Afastar a acusação de misticismo não resolve tudo: a compreensão mais profunda do pensamento fenomenológico conduz inevitavelmente às questões originárias que acompanham a humanidade desde o início da civilização. * O foco recai sobre as dificuldades próprias de um primeiro contato, necessariamente limitado, com a fenomenologia. As aparentes recusas fenomenológicas de objetividade, absoluto, racionalidade e essência expõem a fenomenologia às acusações de subjetivismo, relativismo, irracionalismo e ética da situação radical. * A rejeição da pretensão de objetividade parece justificar a crítica científica de subjetivismo, e a repulsa ao "saber absoluto" obriga à defesa contra o relativismo. * A indiferença de alguns fenomenólogos quanto ao saber racional, à essência e à universalidade objetiva da filosofia, sobretudo em relação à essência do homem, sugere o abandono do ideal da filosofia como ciência das ciências (scientia scientiarum). * A aparente negação da universalidade subjetiva da verdade reduziria a fenomenologia a diários interessantes ou romances com implicações filosóficas. A fórmula radical só se torna compreensível mediante o exame do que as ciências fizeram com os conceitos de "científico", "objetivo", "absoluto" e "racional", nos quais foram introduzidos pressupostos ocultos e injustificados. * As disciplinas científicas degeneraram frequentemente em cientificismo. * A renegação não atinge os resultados das ciências, a validade das leis físicas ou a veracidade das equações matemáticas. * O alvo é a ditadura e o absolutismo do pensamento científico sobre todas as demais formas de pensamento humano. **O Absolutismo das Ciências: Uma Contradição** O cientificismo impõe a crença de que existe um único modo objetivo de falar da realidade e de experimentá-la, exemplificado pelo físico e seu método experimental, devendo a experiência espontânea e ordinária do mundo ser substituída por um sistema de experiências científicas. * A fenomenologia constitui uma revolta contra essas exigências, impossíveis por conterem uma contradição fundamental. * Em sentido preciso, a fenomenologia é a renegação do cientificismo, não da ciência. A contradição do cientificismo reside em que o próprio ato de rejeitar a filosofia já é filosofia, e em que a pretensão de exclusividade da experiência científica contradiz a vida do próprio cientista. * O discurso cientificista sobre metodologia e verdade objetiva contém implicitamente uma epistemologia completa e uma filosofia da realidade. * Se apenas o físico pudesse exprimir o sentido objetivo do mundo, jamais se poderia tomar consciência do mundo real, pois a experiência cotidiana ficaria destituída de todo acesso a ele. * Trata-se não de uma contradição lógica nos termos, mas de uma contradição com a "vida", com a existência concreta do cientista. **Alguns Exemplos** O saber científico sobre qualquer domínio só tem sentido sobre o fundo de uma experiência mais fundamental e originária, o contato espontâneo e cotidiano com as coisas de que esse saber trata. * Paisagens, rios e mares são conhecidos antes de qualquer geografia; o geógrafo só sabe do que escreve porque conheceu montanhas e vales antes de conhecer a palavra geografia (Merleau-Ponty). * Tratados de fisiologia e anatomia perdem coerência e sentido quando se nega a realidade da experiência ordinária das pessoas encontradas numa festa, na sala de aula ou no bonde; por isso é paradoxal preparar a educação sexual de crianças apenas com leituras anatômicas. O mundo vivido (Lebenswelt), em que as maçãs caem das árvores e o sol nasce e se põe, não é ilusão a ser corrigida pela física, mas o mundo sem o qual a própria física não saberia do que fala. * A tese do sol quase estacionário levou a considerar ilusória a experiência do mundo vivido, sem que se perguntasse que outro mundo o físico teria em vista. * O físico esgotado recupera a saúde e o equilíbrio justamente no mundo de nascentes e poentes que se recusava a chamar de objetivo. **O Mundo Vivido como Nosso Mundo Objetivo** A compreensão do verdadeiro objeto das ciências exige restituir ao mundo vivido sua posição de proeminência no pensamento, reconhecendo-lhe objetividade e renunciando à pretensão de que só as ciências falam de um mundo real. * A objetividade deixa de ser monopólio do pensamento científico. A história da filosofia mostra a substituição progressiva da experiência cotidiana pela experiência científica e do conjunto de significações do mundo vivido pelos objetos das ciências, processo que culmina em Descartes. * Em Descartes, o mundo vivido é destruído em sua imediaticidade espontânea, e a quantificação torna-se a única via legítima e objetiva de acesso ao real. * Só os conceitos claramente delimitados de quantidade são julgados adequados para descrever o mundo. * A dúvida metódica serve como meio de conferir estatuto privilegiado ao saber científico, o que constitui essencialmente a filosofia do cientificismo. **Desconsideração do Conhecimento como Presença Imediata** A teoria das qualidades primárias e secundárias contém uma teoria implícita da experiência e do conhecimento que desvaloriza a presença imediata da realidade. * Na experiência inicial de uma maçã, tamanho e cor aparecem como igualmente reais, sem distinção entre objetivo e subjetivo. * O primado do aspecto quantitativo e mensurável não é dado na presença imediata, mas imposto por uma interpretação teórica. Interrompido o diálogo entre presença imediata (homem) e realidade presente (mundo), surge uma epistemologia que concebe o conhecimento como reflexo especular e o mundo como mundo-em-si. * A desvalorização da experiência imediata produz o par conhecimento-espelho e mundo-em-si (world-in-itself). **"Às Coisas Mesmas"** Dois postulados errôneos dominaram a filosofia ocidental desde Descartes: o conhecimento como espelhamento ou representação de um mundo-em-si, e as ciências físicas como sistema por excelência de re-presentação objetiva (De Waelhens). * Ambos violam a realidade tal como aparece na presença imediata. * Todos os fenomenólogos se unem no combate a essas concepções equivocadas. A exigência husserliana de retorno "às coisas mesmas" (zu den Sachen selbst) significa aceitar a realidade tal como aparece imediatamente na experiência, sem pré-juízos teóricos e sem eliminação a priori de qualquer domínio de significação. * O retorno visa o mundo da experiência originária e a riqueza de significações nele presente. * Nenhuma teorização prévia sobre a experiência deve anteceder esse retorno. A contradição do cientificismo emerge na pretensão de substituir a experiência cotidiana pela experiência científica e o mundo vivido pelos objetos das ciências naturais, e persiste mesmo quando se reconhece o primado da experiência cotidiana mas se a interpreta nos moldes da psicologia empírica. * Tratados sobre condicionamento, reflexos neurais e potenciais de excitação não exprimem a experiência tal como originariamente emerge. * A experiência originária não é um aglomerado de conceitos e leis científicas; ao contrário, as ciências pressupõem a experiência cotidiana originária. * Reflexos, potenciais e esquemas de condicionamento remetem ao mundo ordinário; pretender que substituam esse mundo é absurdo, pois dele dependem para ter qualquer sentido. **A Redução Fenomenológica** A redução fenomenológica, conceito recorrente em Husserl e sem formulação final inequívoca, integra o projeto da fenomenologia como método de acesso ao indubitável, ao fundamento do inegável, pelo retorno às coisas e ações mesmas. * O falar sobre a realidade só é fundado e enraizado na medida em que nele se revela uma realidade determinada. * O falar encontra fundamento e justificação absoluta na realidade particular que nele emerge. O percurso de Husserl, da investigação da realidade matemática à crítica do psicologismo, conduziu-o a Brentano e ao conceito de intencionalidade, entendido, diferentemente de Brentano, como essência do conhecimento e da consciência. * Conhecer e ser consciente de algo significa estar dirigido a uma realidade que não é a própria consciência nem o próprio conhecimento. * Ser consciente é estar além da consciência, a caminho de uma realidade distinta dela. * A presença da realidade visada decide, em última instância, as questões de verdade e certeza. A primeira forma de redução, a colocação entre parênteses (Einklammerung) da existência fática das coisas presentes à consciência, responde ao problema crítico do século XIX e revela a permanência de Husserl nos mitos do Cogito que combatia (De Waelhens). * O problema crítico indaga se existe uma realidade correspondente às representações recebidas por um Cogito isolado e fechado. * A suspensão dos juízos sobre a existência e o estatuto ontológico das coisas pretendia contornar esse terreno movediço. * Só num quadro em que o Cogito é concebido como isolado e encapsulado há lugar para a dúvida sobre a existência fática das coisas. A intencionalidade, tal como originalmente formulada, torna impossível uma redução destinada a suspender a existência fática do mundo, pois sem mundo faticamente existente a consciência não poderia ser intencionalidade. * Nenhuma questão sobre a realidade do mundo visado pode surgir se a consciência é intencionalidade. * Na evolução de Husserl, a colocação entre parênteses perde valor, enquanto a redução fenomenológica ganha importância e adquire novo sentido. * Permanece intacta a intenção original de alcançar o indubitável pelo retorno às coisas mesmas. No novo sentido, a redução torna-se instrumento de filtragem dos preconceitos culturais e científicos que deformam a experiência, entendida como presença às coisas mesmas e fundamento de todo enunciado verdadeiro. * As noções correntes de experiência na virada do século eram conceitualizações distorcidas, ajustadas a uma visão pretensamente científica do homem e do mundo. * A evolução final do pensamento husserliano, complexa e não inteiramente clara, foi esclarecida por Merleau-Ponty. * A fenomenologia, como busca dos fundamentos da filosofia, exige desmascarar todos os preconceitos filosóficos sobre a natureza da consciência. * Esse desmascaramento restabelece a experiência tal como é vivida: presença ao mundo vivido e desvelamento dele. {{tag>Luijpen redução}}