husserliana:schnell:fenomenologia:metodo
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| husserliana:schnell:fenomenologia:metodo [29/06/2026 17:28] – created - external edit 127.0.0.1 | husserliana:schnell:fenomenologia:metodo [11/09/2026 04:01] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== MÉTODO ====== | ||
| + | //SCHNELL, Alexander. Was ist Phänomenologie? | ||
| + | **Capítulo I: O Método Fenomenológico** | ||
| + | |||
| + | * A apresentação dos conceitos fundamentais da fenomenologia -- e, com isso, de seu método -- é condição prévia necessária antes que se possa tratar concretamente da realização da "ideia de fundamentação" | ||
| + | * A fenomenologia foi compreendida, | ||
| + | * Husserl: "No limiar do século, no esforço da filosofia por um método rigorosamente científico, | ||
| + | * Heidegger: "A fenomenologia é, quando se compreende corretamente, | ||
| + | * Reinach: " | ||
| + | * Richir: "A fenomenologia não é outra coisa senão a filosofia convertida em método, em método [...] de descrição do que ' | ||
| + | * Duas observações orientadoras devem preceder a introdução ao método fenomenológico. | ||
| + | * O método fenomenológico não pode ser ingenuamente separado de sua matéria ou de seu objeto, pois a tentativa de legitimar o conhecimento coincide, no plano fenomenologicamente mais originário, | ||
| + | * Levinas já havia observado isso, seguindo a crítica hegeliana ao procedimento kantiano de distinguir " | ||
| + | * Tobias Keiling: "A fenomenologia não é, portanto, apenas um método que prescreve determinados passos a seguir, mas ao mesmo tempo aquela filosofia que, ao alcançar uma unidade com seu objeto, uma fusão com a própria coisa, torna-se supérflua." | ||
| + | * Heidegger, nos Problemas Fundamentais da Fenomenologia: | ||
| + | * Seria, portanto, sem sentido querer antecipar à obra fenomenológica concreta um " | ||
| + | * O método fenomenológico não pode tampouco ser separado do " | ||
| + | * Essas análises inscrevem-se em uma configuração de quatro pontos de fuga da formação de sentido: " | ||
| + | |||
| + | **Fenomenologia como Filosofia Transcendental** | ||
| + | |||
| + | * A fenomenologia, | ||
| + | * Husserl: " | ||
| + | * Para Kant, " | ||
| + | * Essas condições de possibilidade são, elas próprias, transcendentais porque não são acessíveis a nenhuma experiência -- precisamente porque são o que a torna possível. | ||
| + | * Fichte acrescentou uma segunda determinação essencial do conceito clássico de transcendental: | ||
| + | * Fichte: "Se alguém quiser apenas refletir, pode perceber que absolutamente todo ser pressupõe um pensar ou uma consciência dele: que, portanto, o mero ser é sempre apenas a metade de uma segunda metade, o pensar dele, e, portanto, membro de uma disjunção original e mais elevada [...]. Isso Kant descobriu e tornou-se assim o fundador da Filosofia Transcendental." | ||
| + | * Essa correlação não significa simplesmente a relação entre consciência representante e objeto representado, | ||
| + | * A correlação que caracteriza o transcendentalismo e a propriedade do tornar-possível estabelecida por Kant entram em uma tensão peculiar entre si, que Fichte resolveu introduzindo o conceito de " | ||
| + | * Para Husserl, " | ||
| + | * Enquanto em Kant " | ||
| + | * Husserl mantém a concepção kantiana do tornar-possível, | ||
| + | |||
| + | **Fenomenologia como Filosofia do Sentido** | ||
| + | |||
| + | * O segundo caráter essencial da fenomenologia diz respeito à sua dimensão de sentido: trata-se, de modo absolutamente fundamental, | ||
| + | * Duas dificuldades devem ser evitadas: a aderência excessiva à positividade do ente, de um lado, e a concepção abstrata e vazia de um " | ||
| + | * O sentido também não deve ser concebido como mera dimensão de representação ou forma de imagem mental em face do ente " | ||
| + | * O sentido está intimamente ligado ao compreender propriamente dito: é aquilo que inscreve os pensamentos em um horizonte de significação e que projeta e circunscreve o " | ||
| + | * O sentido não designa o " | ||
| + | * O sentido é aquela dimensão que abre o mundo, na qual o real aparece em suas condições mínimas -- mas necessárias -- de verdade. | ||
| + | * Na Krisis, Husserl designa o "solo do sentido" | ||
| + | * A referibilidade ao sentido não se reduz a um remeter abstrato-formal que acabaria circulando em círculos. | ||
| + | * O sentido é, assim, o para-quê horizontico que se vai cumprindo do compreender, | ||
| + | * A dificuldade consiste no fato de que o sentido não é um objeto imediato da consciência, | ||
| + | |||
| + | **Fenomenologia como Ciência das Essências** | ||
| + | |||
| + | * O conceito husserliano de " | ||
| + | * Hedwig Conrad-Martius, | ||
| + | * Os " | ||
| + | * A crítica ao psicologismo, | ||
| + | * O primeiro argumento denuncia a confusão entre o ato e o objeto do conhecimento: | ||
| + | * O segundo argumento reside na demonstração da autocontradição do psicologismo: | ||
| + | |||
| + | **A Correlação Fenomenológica** | ||
| + | |||
| + | * O conceito de correlação, | ||
| + | * A relacionalidade é sempre precedente; ela é o a priori fenomenológico mais próprio -- Husserl fala do "a priori de correlação universal de objeto de experiência e modos de doação" | ||
| + | * Dois enfoques são de saída excluídos: que os objetos devam ser concebidos como objetos existentes em si, e que a consciência consista em uma espécie de " | ||
| + | * Da análise fenomenológica, | ||
| + | * O primeiro nível não é genuinamente fenomenológico: | ||
| + | * O segundo nível, geralmente considerado o genuinamente fenomenológico, | ||
| + | * O terceiro nível é a esfera " | ||
| + | * Nessa esfera, acessível pela construção fenomenológica, | ||
| + | * Isso exige uma nova forma de redução fenomenológica -- a " | ||
| + | * Os eixos fundamentais do método fenomenológico são: a epoché e a redução, a variação eidética, a descrição fenomenológica e a construção fenomenológica. | ||
| + | |||
| + | **Epoché e Redução** | ||
| + | |||
| + | * O ponto de partida da pesquisa fenomenológica é necessariamente a " | ||
| + | * A pressuposição que tem precedência, | ||
| + | * Husserl aplica a isso o instrumento metódico fundamental da " | ||
| + | * A abertura desse estado de " | ||
| + | * A " | ||
| + | * Husserl privilegia a " | ||
| + | * Na fenomenologia, | ||
| + | * Patocka explicitou a diferenciação entre epoché como desativação e redução como recondução à relacionalidade; | ||
| + | * Marc Richir elaborou uma extensão notável dessa relação: a redução fixa o que a epoché primeiro libertou; a epoché não consiste puramente de modo negativo em uma desativação, | ||
| + | * A epoché " | ||
| + | |||
| + | **A Variação Eidética** | ||
| + | |||
| + | * Como a fenomenologia não lida com o ente psíquico-real, | ||
| + | * Para a determinação do eidos e da variação eidética que o constitui, dois aspectos são decisivos: o quadro do método e o esclarecimento da essência própria do eidos. | ||
| + | * A eidecidade de um fenômeno só pode ser evidenciada quando se torna claro que ela já se mantém em um movimento dinâmico-funcional de variação de " | ||
| + | * Esse procedimento justifica-se pelo fato de que o caráter de necessidade do eidos não pode simplesmente ser afirmado de modo assertórico. | ||
| + | * Os aspectos principais da variação eidética (com a " | ||
| + | * Primeiro: por meio de realizações da fantasia, obtêm-se, a partir de um " | ||
| + | * Segundo: na variação, através das variantes, perpassa necessariamente uma invariante; o procedimento aqui aplicado Husserl também chama de " | ||
| + | * Terceiro: dois tipos de correlação estão em jogo -- a correlação fundamental de variante e invariante, de factum e eidos (sem que o eidos dependa, do ponto de vista ontológico, | ||
| + | * Quarto: o eidos não é um conceito geral, mas uma "lei da necessidade"; | ||
| + | * Quinto: em Experiência e Juízo, Husserl esclarece que o eidos "se apresenta como aquilo sem o que um objeto dessa espécie não pode ser pensado, isto é, sem o que ele não pode ser fantasiado intuitivamente como tal. Essa essência universal é o eidos, a idea no sentido platônico, mas apreendida puramente e livre de todas as interpretações metafísicas, | ||
| + | * Sexto: a variação eidética tem relevância ontológica para o campo fenomenológico: | ||
| + | * Sétimo: o eidos não é uma " | ||
| + | |||
| + | **Descrição Fenomenológica** | ||
| + | |||
| + | * A descrição fenomenológica distingue-se das descrições habituais principalmente pela sua dimensão crítica: a fenomenologia é a mais atenta caçadora de toda forma de ingenuidade, | ||
| + | * A forma mais baixa de ingenuidade -- a crença no ser-em-si do ente dado -- já é revelada e evitada pela epoché. | ||
| + | * Num primeiro passo, procede-se também de modo " | ||
| + | * A ingenuidade do primeiro nível da descrição fenomenológica é chamada por Husserl de " | ||
| + | * O primeiro aspecto importante da descrição fenomenológica é o fato de que ela traz à tona as implicações intencionais contidas implicitamente em todo referimento intencional. | ||
| + | * Toda atualidade implica suas potencialidades: | ||
| + | * Essas horizontalidades são " | ||
| + | * Os objetos da consciência não chegam à consciência de fora, mas nela estão contidos "como sentido", | ||
| + | * A intuição (ou evidência intuitiva) é de importância central para a descrição fenomenológica: | ||
| + | * Nisso se funda o " | ||
| + | |||
| + | **Construção Fenomenológica** | ||
| + | |||
| + | * O caráter transcendental da fenomenologia manifesta-se do modo mais consequente pelo fato de que sua dimensão transcendental revela aspectos construtivos no procedimento metódico, que permitem concluir a crítica transcendental e eliminar o último resquício de " | ||
| + | * A descrição fenomenológica, | ||
| + | * Essa construção não é nem metafísica nem hipotético-dedutiva, | ||
| + | * Procede-se à construção fenomenológica quando a descrição fenomenológica chega a seus limites, quando a evidência intuitiva não consegue decidir entre diferentes " | ||
| + | * Construir fenomenologicamente significa, assim, descer em um movimento em zigue-zague desses fatos-limite até a dimensão a construir do que pode explicar esses fatos, mantendo-se sempre vinculado a eles -- não é uma construção fictícia, mas uma que se atém ao que há a construir. | ||
| + | * Nesse sentido, o idealismo transcendental husserliano se distingue do kantiano: graças à construção fenomenológica, | ||
| + | * Os conceitos clássicos do método fenomenológico -- tal como Husserl os introduziu e desenvolveu em seus escritos programáticos -- têm seus limites, o que o próprio Husserl reconhece (capítulo IV), embora já estejam nele esboçados aprofundamentos que em parte ultrapassam suas próprias exposições; | ||
