husserliana:gerard:krisis-de-husserl:3
Differences
This shows you the differences between two versions of the page.
| husserliana:gerard:krisis-de-husserl:3 [11/02/2026 03:42] – created - external edit 127.0.0.1 | husserliana:gerard:krisis-de-husserl:3 [11/09/2026 03:54] (current) – external edit 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Line 1: | Line 1: | ||
| + | ====== Vincent Gérard (1999) – A Krisis de Husserl (4) ====== | ||
| + | |||
| + | |||
| + | |||
| + | ==== La Krisis de Husserl ==== | ||
| + | |||
| + | === Krisis III: A questão das vias para a redução === | ||
| + | |||
| + | * C. A Via pela Psicologia Intencional | ||
| + | * Husserl empreendeu a via pela psicologia intencional nas lições de Filosofia Primeira em 1923 e, posteriormente, | ||
| + | * O caminho pela psicologia intencional não implica o abandono total da via cartesiana, sendo que o relatório da Filosofia Primeira, lição 48, estabelece que a redução cartesiana desempenha um papel no processo de conversão transcendental das reduções fenomenológico-psicológicas particulares em redução universal. | ||
| + | * O aporte da via cartesiana é considerado exterior à via pela psicologia, servindo meramente como um instrumento para a crítica da função das reduções fenomenológico-psicológicas no terreno da atitude natural e para despertar a ideia decisiva que permite superar a insuficiência desse procedimento. | ||
| + | * A via cartesiana serve como guia para a via pela psicologia intencional em direção à redução transcendental, | ||
| + | * Husserl observa que, embora esse guia sirva apenas como motivação para a parte construtiva do novo método, essa motivação não pertence à nova metodologia da redução como tal, que, a exemplo da via cartesiana que busca um fundamento absoluto, deve ser autofundamentada. | ||
| + | |||
| + | * 1. A Abstração das Ciências da Natureza: "Uma Espécie de Redução" | ||
| + | * A redução fenomenológica visa desdobrar a correlação noético-noemática: | ||
| + | * A correlação entre o ato e o objeto pode ser desdobrada nas maneiras diferenciadas pelas quais um objeto se doa em bloco, o que não é o objetivo da redução propriamente dita (fenomenológica ou transcendental), | ||
| + | * Essa " | ||
| + | * Isolar na estrutura invariante // | ||
| + | * Essa modificação do interesse permite explicar a diferença na constituição da coisa física (coisa pura e simples, correlato de um interesse puramente teórico), da coisa animada ou do espírito. | ||
| + | * O //ego// revelado pela radicalização cartesiana pode ser determinado em sua função puramente teórica ao se colocar entre parênteses as atitudes desejantes e as intenções de ordem do sentimento (que carregam os objetos espaço-temporais com valor ou caráter prático). | ||
| + | * Adotando-se essa atitude teórica pura (ou depurada), constitui-se a ideia da natureza material, que é a atitude do físico nas Ideias II e de Galileu na Krisis. | ||
| + | * Nessa atitude, a experiência é apenas de coisas simplesmente materiais, e no caso das coisas carregadas de valor, a experiência se limita à sua camada de materialidade espaço-temporal. | ||
| + | * A título de exemplo, a catedral de Estrasburgo, | ||
| + | |||
| + | * 2. A Abstração Complementar (// | ||
| + | * A abstração complementar (// | ||
| + | * A tarefa da psicologia é caracterizada como " | ||
| + | * Coloca-se a questão se uma psicologia científica pode operar na experiência natural, onde nada de puramente psíquico é dado, e a questão subsidiária se a distinção das duas abstrações paralelas fundamenta um dualismo da ciência do homem que é inatacável, | ||
| + | * Na experiência natural, é possível abstrair tudo o que não pertence à ordem da corporeidade, | ||
| + | * Entretanto, não é possível isolar com a mesma facilidade uma esfera puramente psíquica na experiência natural. | ||
| + | * "Na simples experiência do mundo encontramos homens intencionalmente ligados a toda sorte de coisas, animais, casas, campos, etc., ou seja, afetados por todas essas coisas no modo da consciência, | ||
| + | * Essa é a intencionalidade apresentada "à maneira de Brentano" | ||
| + | * Essas realidades não são partes do ser psíquico próprio da pessoa envolvida intencionalmente, | ||
| + | * A única experiência dita " | ||
| + | * A experiência interna e a experiência externa, neste nível, não constituem uma verdadeira partição da experiência natural, havendo antes uma sobreposição da experiência dita " | ||
| + | * Na atitude do psicólogo, mesmo abstraindo a carne corpórea do homem (que pertence à ciência da natureza), a abstração complementar da carne corpórea "não muda nada nesta relação com o real mundano" | ||
| + | * Para o psicólogo que realiza a abstração complementar, | ||
| + | * Todos os enunciados sobre as pessoas na experiência natural extrapolam necessariamente a esfera do psíquico puro. | ||
| + | * A abstração do psicólogo não é complementar à abstração da ciência da natureza no plano da experiência natural; os dois // | ||
| + | * O dualismo psicofísico não pode ser fundamentado na experiência natural, pois esta, ao contrário, testemunha uma sobreposição da experiência dita " | ||
| + | * A experiência natural não tem autoridade para julgar o que é puramente psíquico, pois nada nela pertence à esfera do psíquico puro. | ||
| + | * A epochè é o elemento que fará aparecer essa abstração como complementar, | ||
| + | * A abstração deixa de ser o suposto complemento da abstração universal da ciência da natureza no plano da experiência natural, para se tornar o complemento da abstração universal das ciências da natureza no plano das experiências possíveis, que engloba a experiência natural e a experiência fenomenológica aberta na // | ||
| + | |||
| + | * 3. As Reduções Fenomenológico-Psicológicas (§ 69) | ||
| + | * Para uma compreensão adequada da filosofia fenomenológica na Krisis, é necessário um estudo aprofundado da //Erste Philosophie// | ||
| + | * A redução dita fenomenológico-psicológica constitui um progresso da psicologia na conquista de seu tema próprio. | ||
| + | * Husserl explica no § 70 da Krisis que "A psicologia não pode atingir seu tema com a mesma facilidade que a ciência da natureza atinge o seu, ou seja, praticando uma abstração oposta à sua e também facilmente realizável, | ||
| + | * A abstração complementar só é possível pela // | ||
| + | * A ordem de apresentação do procedimento psicológico nos últimos parágrafos da Krisis não coincide com a ordem lógica de implementação do método: o primeiro passo da psicologia descritiva pura não é a passagem da ciência da corporeidade pura para a ciência do psicológico puro por uma abstração complementar no plano da atitude natural. | ||
| + | * O primeiro passo consiste em instalar-se na // | ||
| + | * Inicialmente, | ||
| + | * É possível distinguir o eu que cumpre um ato ingenuamente do eu que se eleva acima dele pela reflexão. | ||
| + | * Em cada tipo de representação, | ||
| + | * Por exemplo, a lembrança de um passeio de ontem parece simples, mas uma análise aprofundada demonstra que "um objeto passado enquanto rememorado só pode estar presente à consciência pelo fato de que tenho consciência dele como tendo sido percebido por mim, e que, portanto, eu sou copresente no passado reproduzido enquanto eu reproduzido, | ||
| + | * A iteração das reduções fenomenológico-psicológicas revela que a busca metódica do processo de redução (de atos singulares para novos atos singulares) nunca exige a suspensão da validade, de uma vez por todas e em sua totalidade, das objetividades de toda espécie que são e continuam a ser minhas. | ||
| + | * Mesmo ao realizar uma redução psicológica sobre objetos particulares e seus vivenciados, | ||
| + | * " | ||
| + | * Na redução fenomenológico-psicológica e sua iteração, as validações que eram postas como válidas nos atos correspondentes eram apenas " | ||
| + | * As reduções singulares se revelam insuficientes porque sempre subsistem o que o § 69 da Krisis chama de validades ocultas como " | ||
| + | * Um ato nunca ocorre isoladamente na vida da consciência; | ||
| + | * A insuficiência das reduções psicólogo-fenomenológicas se manifesta na diferença entre a validade atual (dada na realização dos atos) e a validade potencial e eventualmente habitual (um modo particular de validade que revela seu sentido quando é trazida para uma atualidade correspondente). | ||
| + | * A insuficiência também se manifesta na diferença entre os objetos temáticos desses atos e todos os outros objetos que pertencem ao fundo (// | ||
| + | * As validações " | ||
| + | * "Já no conceito de consciência de horizonte, na intencionalidade de horizonte, há toda sorte de modos muito diversos daquilo que se costuma chamar em um sentido restrito da palavra, uma intencionalidade ' | ||
| + | * Husserl reconhece que a fenomenologia deve levar em conta as validações implícitas geradas por " | ||
| + | * Essas intencionalidades, | ||
| + | * A //epochè// realizada até então no fluxo da minha vida não altera o fato de que me descubro constantemente em relação não apenas a coisas, homens, números, ideais políticos ou éticos, e às personalidades entrelaçadas (visados em atos efetivos), mas também a um mundo inteiro, o universo real (//real//) ao qual essas coisas e homens pertencem, e implicitamente, | ||
| + | * Essa //epochè// e redução fenomenológicas devem ir além do ato em questão, e a explicação das implicações pertencentes a cada ato desse tipo conduzirá para além dele, pois cada objeto tem seu horizonte objetivo, e cada validade tem seu horizonte de validade. | ||
| + | |||
| + | * 4. A Redução Transcendental (§§ 71-72) | ||
| + | * A questão é como a epochè pode ser universal, aplicando-se não apenas a objetividades singulares e intenções correspondentes, | ||
| + | * Como uma //epochè// pode levar em conta as implicações intencionais, | ||
| + | * Primeiramente, | ||
| + | * A lição 50 distingue três tipos de reflexão: 1) a reflexão sobre uma ação ou afeição singular ("eu percebo tal ou tal coisa," | ||
| + | * "A vida moral e seu modo moral reflexivo podem [...] nos preparar para vislumbrar a possibilidade de uma //epochè// rigorosamente universal, mesmo que para outros fins" (p. 215). | ||
| + | * A reflexão universal não é uma visão ou reprodução efetiva da vida passada na continuidade das rememorações intuitivas explícitas, | ||
| + | * A vida é constituída como " | ||
| + | * Em seguida, Husserl distingue três momentos na reflexão universal (agora psicológica, | ||
| + | * O olhar, na reflexão universal dirigida à minha vida (desviando-se momentaneamente do tema individual), | ||
| + | * A reflexão egológica é o ato de inflexão no qual se atinge "minha vida passada enquanto vida em relação com minha objetividade vivida," | ||
| + | * Posteriormente, | ||
| + | * A redução começa por isolar a consciência de horizonte através da redução do objeto da reflexão egológica universal. | ||
| + | * O ato de recapitulação de minha vida e de meu mundo vivido também é um ato que tem como objeto a relação intencional dessa vida inteira com a totalidade objetiva que nela chegou a ser ou vem a ser posta, e esse ato pode ser reduzido como qualquer outro. | ||
| + | * Colocando-se entre parênteses o objeto (toda a minha vida em relação com todos os seus mundos), atinge-se o aspecto puramente subjetivo desse ato de recapitulação de si mesmo (// | ||
| + | * "Aqui eu já tenho um elemento puramente subjetivo que pôs fora de jogo toda a validade implicitamente compreendida no horizonte do meu ato e que só conserva sua validade à consciência de horizonte ela própria como consciência posicional" | ||
| + | * Em seguida, fazendo o mesmo para a vida passada e futura, atinge-se a minha vida pura inteira como um fluxo da vida absolutamente fechado em si mesmo, independentemente do ser ou não-ser do mundo circundante universal. | ||
| + | * A epochè universal torna-se possível por uma propriedade de essência: a minha vida contém em cada fase presente uma consciência do distante (embora vazia), uma consciência de horizonte. | ||
| + | * Todo presente da minha vida encerra em si, em sua intencionalidade concreta, a vida inteira, e junto com a objetividade dada à minha consciência perceptiva no presente, encerra como horizonte o universo de todas as objetividades que jamais tiveram valor para mim, e de certa forma, aquelas que futuramente tomarão valor para mim. | ||
| + | * Por último, no fluxo vivo da intencionalidade que constitui a vida de um sujeito egológico, qualquer outro //ego// já está intencionalmente implicado de antemão, no modo da simpatia e do horizonte de simpatia. | ||
| + | * Assim como há uma única natureza universal da coseidade como unidade de encadeamento fechada em si mesma, há um único encadeamento psíquico, que forma a comunidade de todas as almas, "todas unidas não exteriormente, | ||
| + | * Isso não significa que vivamos uns pelos outros ou no lugar uns dos outros, pois "Cada alma, reduzida à sua pura interioridade, | ||
| + | * A psicologia fenomenológica não é a atitude natural que considera a alma como uma substância localizada em um corpo. | ||
| + | * O § 71 da Krisis critica o pressuposto naturalista de que uma psicologia pura só poderia ser uma psicologia das almas individuais, | ||
| + | * O que na atitude mundana-natural do mundo da vida antes da //epochè// é uma exterioridade recíproca (devido à localização das almas nos corpos) se transforma pela //epochè// em uma pura interioridade recíproca intencional. | ||
| + | * Husserl conclui que, "assim vemos, para nossa maior surpresa me parece, que pelo simples desenvolvimento da ideia de uma psicologia descritiva desejosa de deixar se expressar a essencialidade própria das // | ||
| + | |||
| + | ---- | ||
| + | |||
| + | //GÉRARD, Vincent. La “Krisis”, | ||
