Página inicial > Palavras-chave > Temas > Biologie / biologisch / Biologismus / biologistisch
Biologie / biologisch / Biologismus / biologistisch
Biologie / biologia / biología / biology
A analítica existencial não deve se pôr à reboque da biologia, mas deve precedê-la: "a vida é um modo de ser específico, mas este não é essencialmente acessível senão no Dasein" (SZ 50). (Jean Greisch )
Matérias
-
Dastur (2002:70-77) – A morte e o morrer
31 de maio de 2017, por Cardoso de Castro
Excertos de F. Dastur, A Morte
Se ninguém pode atenuar ou anular a responsabilidade do outro sobre sua própria morte e não pode, no sentido estrito, morrer pelo outro, isso implica que o morrer não é somente uma determinação extrínseca da existência, um "acidente" da substância "homem", mas, ao contrário, um atributo essencial deste. A relação que o ser humano mantém com o morrer é então constitutiva de seu próprio ser e primeira no que se refere a todas as suas outras determinações. É o (…)
-
GA21:214-216 – Biologia e ser-em-o-mundo
28 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
A base biológica, quer dizer, esta estrutura fundamental para o ente que em sentido estrito chamamos biológico, só pode ser obtida se esta estrutura já está compreendida de partida como estrutura da existência, e não ao contrário: não podemos tomar esta determinação por exemplo da biologia, senão que há que se obtê-la filosoficamente.
Ciria
Si determinamos así la existencia mediante la constitución del ser-en-el-mundo, podría ser evidente decir que como base de la interpretación de la (…)
-
Être et temps : § 10. Délimitation de l’analytique du Dasein par rapport à l’anthropologie, la psychologie et la biologie.
9 de julho de 2011, por Cardoso de Castro
Vérsions hors-commerce:
MARTIN HEIDEGGER, Être et temps, traduction par Emmanuel Martineau. ÉDITION NUMÉRIQUE HORS-COMMERCE
HEIDEGGER, Martin. L’Être et le temps. Tr. Jacques Auxenfants. (ebook-pdf)
Après une première esquisse du thème d’une recherche, il demeure toujours opportun d’en proposer une caractérisation négative, même si des précisions concernant ce qu’il ne faut pas faire risquent de devenir facilement stériles. On se propose de montrer que les interrogations et les (…)
-
GA6:365-367 – metafísica das ciências
19 de junho de 2020, por Cardoso de Castro
Excerto de HEIDEGGER, Martin. Nietzsche (volume único). Tr. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014, p. 365-367
De acordo com a etimologia mencionada, “biologia” significa “doutrina da vida” - ou melhor: doutrina do vivente. O nome designa agora o seguinte: a investigação científica dos fenômenos, dos processos e das leis próprios ao vivente, que são determinados por meio dos domínios da vida vegetal, animal e humana. Botânica e zoologia, anatomia, fisiologia e (…)