inter-esse, interest, interêt, interessante, interesting, intéressant
Inter-esse significa: estar misturado e entre as coisas, estar em meio a uma coisa e nela permanecer. Mas para o interesse de hoje vale apenas o interessante. Isso é de tal modo verdadeiro que permite ser indiferente já no próximo instante e ser substituído por outra coisa que, então, nos diz tão pouco respeito quanto o anterior. Hoje em dia muitas vezes se crê apreciar algo de maneira especial pelo fato de se achá-lo interessante. Por intermédio desse juízo na verdade já se descartou o interessante para o campo do indiferente e, de imediato, do aborrecido. (GA8:2; GA8PRS:5)
O que acima denominamos de interesse, se o olharmos bem, não é nem subjetivo nem objetivo. Pois, os adjetivos ‘subjetivo e objertivo’ se referem ao sujeito homem (subjetivo) e a coisa-objeto (objetivo) como ente-bloco, algo, como um quê em si. Pois, o interesse, considerado na Arte, i. é, no conjunto artista-ato criativo-obra de arte é o que acima denominamos de essência.
Interesse se lê inter-esse. Inter se pode interpretar ora como entre, mas também como dentro. O dentro, porém, do inter não é dentro de uma coisa-bloco, mas sim dentro do “entre-meio”, no médium. O nosso problema é que sempre ainda representamos o médium como um bloco liquidificado ou rarefeito a modo de um espaço vazio, semi-vazio, ou cheio de uma substância sublimada etérea. E não como a dinâmica de estruturação do vir-a-ser-mundo como acontece p. ex. no médium denominado, musicalidade. (Harada, p. 25)
VIDE: (Interesse->http://hyperlexikon.hyperlogos.info/modules/lexikon/search.php?option=1&term=Interesse)